Dia Nacional do Teste do Pezinho: Cipoi realiza curso de capacitação

Dia 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para comemorar essa data, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Cipoi da Unicamp realiza no dia 10 de junho, no Centro de Convenções da Unicamp, o “Curso de capacitação sobre coleta do exame do pezinho”. O curso abrange profissionais das Diretorias Regionais de Saúde de Campinas e macrorregião e enfermeiros que atuam em grupos de gestantes.

De acordo com Terezinha Sugai, enfermeira do Cipoi, o objetivo é divulgar e enfatizar o Dia Nacional do Teste do Pezinho é conscientizar sobre a importância do teste, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento para as doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita que já fazem parte da triagem neonatal.

“O teste do pezinho deve ser coletado entre o terceiro e quinto dia de vida da criança, para que o resultado dos exames sejam concluídos o mais rápido possível evitando  sequelas como deficiência intelectual e outras  complicações. Em 2015, os dados obtidos em relação a idade na ocasião de coleta foi de 71% até o quinto dia de vida da criança. Nosso empenho, por meio de repetidas capacitações, é alcançar a cifra de 100 % de coleta neste período”, explica a hematologista pediátrica e responsável pela triagem neonatal do Cipoi, Vitória Pinheiro.

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Cipoi da Unicamp é um dos serviços credenciados pelo Ministério da Saúde em 2002. A área de abrangência compreende as Diretorias Regionais de Saúde de Campinas e macro região, São João da Boa Vista , Presidente Prudente, Bauru e Marília, perfazendo 235 municípios com 928 postos de coleta credenciados e  realizamos  exames de  8.500  crianças  por mês.