Diretório Científico Adolfo Lutz promove apresentação das Ligas Acadêmicas

O Diretório Científico Adolfo Lutz (DCAL) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveu nos dias 9 e 10 de março, a apresentação das Ligas Acadêmicas. No total, 25 Ligas Acadêmicas fizeram suas apresentações no anfiteatro 1 da faculdade. O evento contou com a presença de alunos – especialmente calouros – dos cursos de medicina, fonoaudiologia e enfermagem.

De acordo com Fernanda Teramoto, diretora de marketing do DCAL, as Ligas Acadêmicas possibilitam ao aluno conhecer mais sobre determinados assuntos de seu interesse, que muitas vezes não são abordados de forma tão aprofundada durante a graduação ou que serão abordados somente nos últimos anos dos cursos. No campo científico, a maioria das Ligas organiza congressos e simpósios ou facilita a ida de diversos alunos a esses eventos.

“Além disso, muitas Ligas possuem aulas práticas e organizam projetos de extensão, como mutirões de saúde e ações de prevenção com a comunidade, o que enriquece muito a vida acadêmica e pessoal do estudante da FCM. A partir das Ligas, muitos alunos sentem-se motivados a buscar iniciações científicas. Incluir e incentivar a ciência no meio acadêmico é um dos principais objetivos do DCAL”, explicou Fernanda.

No final do mês de março e em abril, as Ligas organizarão suas aulas inaugurais e darão início às atividades de 2016. Ainda nesse semestre o DCAL organizará mais eventos voltados à ciência e à extensão, dentre os quais se destacarão a Jornada do Voluntariado, nos dias 26 e 27 de abril e o I Encontro Acadêmico de Diretórios Científicos.

Ligas Acadêmicas do DCAL

Grupo de Estudos em Psicanálise