Divulgação científica é foco de pesquisadores da FCM durante o Purple Day

No próximo sábado (26), será celebrado o Dia Roxo pela Epilepsia (Purple Day), com diversas ações de conscientização sobre essa doença neurológica grave, que afeta cerca de 1% da população mundial. Vestindo a camisa da campanha proposta pela Fundação Internacional Anita Kaufmann, a FCM contará nas próximas semanas com intensa programação relacionada à epilepsia. Para isso, além de congresso científico na área, haverá lançamento de livro, encontro para educadores, concurso de fotografia, dentre outras atividades de divulgação científica. A organização é do Cepid Brainn (Brazilian Institute of Neuroscien and Neurotechnology) da Fapesp, com o apoio da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (Aspe) e do Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia de Campinas (MAPEC).

Anote na agenda

Iluminação e sinalização
Como em todos os anos, diversos pontos da cidade de Campinas serão iluminados, no dia 26 de março, com a cor roxa, símbolo do Purple Day. Na Unicamp, as rotatórias também serão iluminadas nessa tonalidade, e o Hospital de Clínicas (HC) terá faixas afixadas sobre o Dia Roxo.

Distribuição de panfletos
No dia 26 de março, das 8 às 12 horas, haverá distribuição de panfletos ao público frequentador da Lagoa do Taquaral, com informações sobre epilepsia e como ajudar uma pessoa durante uma crise epilética.

Campanha nas redes sociais
Pelas redes sociais, a população será convidada a compartilhar o vídeo da campanha que chama mais e mais pessoas para vestir uma peça de roupa a cor roxa no dia 26 de março.  Além disso, também será estimulada a publicação de fotos no Instagram ou Facebook com as hashtags #purpleday #epilepsia #fcmunicamp

III Concurso de Fotografia Olhares sobre a Epilepsia
No sábado, 26 de março, será lançado o III Concurso de Fotografia Olhares sobre a Epilepsia, que convida fotógrafos profissionais e amadores a enviarem trabalhos que remetam ao tema. Informações no site www.aspebrasil.org

Brainn Repórter
Pesquisadores e estudantes da FCM, vinculados ao Cepid Brainn publicarão vídeos sobre neurociência e epilepsia, pelo canal ABCérebro TV, no Youtube. O primeiro episódio da série, intitulado “Epilepsia e Atividade Física”, gravado no Laboratório de Ecocardio da FCM, tem como convidada a doutorada em neurociências Nathália Volpato. Assista aqui.

III Encontro sobre Neurociências na Educação - 360°
No dia 8 de abril, o Salão Nobre da FCM receberá o III Encontro sobre Neurociências na Educação - 360°. O evento é destinado a educadores, professores, profissionais da saúde e áreas afins, estudantes acadêmicos e de pós-graduação, aprimorandos e pesquisadores. A programação reflete sobre o papel da educação na democratização do acesso com função inclusiva, sobre a aprendizagem no contexto neuronal e cognitivo, social e civil, e sobre o aprimoramento da formação do indivíduo. Acesse o site.

Lançamento do livro Neuro-o-quê?!
No dia 8 de abril, às 12 horas, será lançado na FCM o livro Neuro-o-quê?! Escrita em tom bem-humorado, a publicação traz assuntos relacionados ao cérebro, a partir de abordagem que mescla arte criativa e neurociência. A obra conta com prefácio do neurocientista Roberto Lent, e oferece ferramentas para que o leitor compreenda a anatomia e o funcionamento do cérebro. O lançamento integra a programação do III Encontro Sobre Neurociências na Educação - 360°.

3º Congresso BRAINN
De 11 a 13 de abril, o Congresso BRAINN reunirá pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação) que trabalham com neurociência, neurotecnologia e áreas de estudo relacionadas, com o objetivo de estimular a troca de colaborações entre os diferentes grupos de pesquisa. O congresso tem como foco, pesquisas de ciência básica em neurociências, aliadas ao desenvolvimento de tecnologias que podem ajudar no diagnóstico, progressão e no tratamento de doenças neurológicas, em especial a epilepsia e o acidente vascular cerebral. Confira a programação.