FCM e HC adquirem laser para cirurgia de próstata e cálculo renal

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em parceria com a Superintendência do Hospital de Clínicas (HC), adquiriu um equipamento laser da marca Lumenis, modelo Versa Pulse, para realizar cirurgias de próstata e cálculos renais. Esse equipamento possibilitará operar pacientes com obstrução benigna da próstata em uso de anticoagulantes e tratar todos os tipos de cálculos renais. (Veja vídeo). 

“Essa nova tecnologia dará oportunidade de aprendizado aos alunos e residentes e faz parte do desenvolvimento da área de Urologia Funcional coordenada pelo médico e professor Carlos Arturo Levi D’Ancona”, explicou Cláudio Coy, chefe do Departamento de Cirurgia da FCM.

De acordo com D´Ancona, o equipamento deverá chegar no prazo de quatro meses e ajudará a diminuir a fila de espera de pacientes que necessitam realizar cirurgias de próstata e cálculo renal. Segundo estimativa do urologista da Unicamp, será possível realizar três cirurgias da próstata e sete cirurgias de cálculo por semana. Outra vantagem apontada é a diminuição da internação. Nas cirurgias convencionais, o paciente fica até três dias internado após a realização da cirurgia. Com a aquisição do equipamento o tempo do pós-operatório será de apenas um dia.

“A grande vantagem da cirurgia a laser é fazer o procedimento em pacientes idosos, que tomam anticoagulantes ou têm outras complicações de saúde. O equipamento permite a retirada de próstatas maiores e o tratamento de qualquer tipo de cálculo renal. Vamos oferecer o tratamento dessas doenças pelo Sistema Único de Saúde com uma tecnologia atual”, disse D´Ancona, entusiasmado.