FCM recepciona novos docentes

A Comissão de Corpo Docente (CCD) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou na manhã de terça-feira (17), no anfiteatro do Departamento de Pediatria, o acolhimento dos 16 novos docentes contratados no período de janeiro de 2014 a maio de 2016. Durante toda a manhã, eles receberam informações gerais sobre a faculdade, inclusive administrativas, e debateram o papel da docência para a instituição. As atividades foram conduzidas pela professora e coordenadora da CCD, Eliana Martorano Amaral.

A abertura contou com a palestra do diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes. Em sua apresentação, Teixeira delineou a origem das Universidades e explicou como os Institutos e Faculdades da Unicamp foram criados. De acordo com Teixeira, os Institutos foram criados para a pesquisa enquanto que as Faculdades foram criadas para a formação profissional. “Esse conflito está na origem da Unicamp e reflete na tarefa do docente: pesquisar ou ensinar. Na FCM fazemos um pouco de tudo”, disse.

Segundo Teixeira, nos últimos três anos a FCM renovou um sexto de seu corpo docente que hoje é de 313 professores. Faz parte do planejamento estratégico da faculdade incentivar e preparar os novos professores para assumirem cargos de gestores e serem líderes dentro de suas áreas de atuação. “A Universidade é um espaço mental, e não físico. Queremos que o docente tenha autonomia intelectual para gerar conhecimento”, reforçou Teixeira.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que a faculdade está rapidamente se modificando e que os novos docentes são o “oxigênio” que irão manter a missão dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia de formar pessoas críticas. “Confiamos na capacidade de vocês em fazer uma faculdade melhor do que essa em que vocês estão agora”, disse Toro.

Participaram também das apresentações o chefe da área de Suprimentos, Klésio Palhares e o supervisor de Administração de Pessoal, Thiago Sancassani, além de outros coordenadores de áreas e chefes de Departamentos da FCM. O evento foi acompanhado pelos chefes de Departamento: Maria Almerinda Vieira F. R. Alves (Clínica Médica); Silvia de Barros Mazon (Patologia Clínica); Claudio Coy (Cirurgia) e Mariana Porto Zambon, representando Maria de Lurdes Zanolli (Pediatria).

Docentes contratados no período de janeiro de 2014 a maio de 2016: Amilton dos Santos Júnior, Ana Carolina Coan, Ana Maria Galdini Raimundo Oda, Andrea de Melo Alexandre Fraga, Andrea Fernandes Eloy da Costa França, Clarissa Lin Yasuda, Daniela Sacardo Nigro, Elaine Cristina de Ataíde, Giuliane Jesus Lajos, Karina Diniz Oliveira, Luiz Cláudio Martins, Magnun Nueldo Nunes dos Santos, Maria Angela Bellomo Brandão, Rodrigo Bueno de Oliveira, Rodrigo Menezes Jales e Vital Paulino Costa.