III Encontro sobre as Neurociências na Educação abre Congresso Brainn

Pesquisadores da área de neurociências e educadores de diversas regiões de país se encontraram nesta sexta-feira (8) no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp durante o III Encontro sobre as Neurociências na Educação. (Veja programação). O evento abre a terceira edição do Congresso Brainn, que acontece de 11 a 13 de abril de 2016, no auditório da FCM.

“O cérebro é um aparelho fantástico pouco trabalhado na área de educação. É hora da Educação e da Neurociência começarem a se conversar”, ressaltou o neurolista Li Li Min, professor e pesquisador do Departamento de Neurologia da FCM e idealizador do III Encontro sobre as Neurociências na Educação.

O primeiro palestrante do dia foi Roberto Lent, do Laboratório de Neuroplasticidade da UFRJ. De acordo com Lent, a ciência para a educação é uma janela de oportunidades. “Esse conceito se apropria da pesquisa translacional na área da saúde, que vai da bancada do laboratório ao leito do paciente. Mas isso começou lá atrás, com os gregos”, explicou Lent. Até o final do dia acontece apresentação e premiação de pôsteres e o lançamento de um livro.

O 3º Congresso Brainn abordará temas como neuroplasticidade, estimulacão cerebral, neurodesenvolvimento e neuroimagem. Alguns dos palestrantes convidados são: Michael Merzenich, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos; Clement Hamani, da Universidade de Toronto, Canadá e Jean Frazier, da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos; além de pesquisadores brasileiros. Mais informações e programação em http://brainncongress.wix.com/2016