Jogadores de basquete de Campinas passam por avaliação na Unicamp

Cerca de 95 jogadores de basquete de Campinas com idade entre 11 e 17 anos foram avaliados no início do mês de março no Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento (LabCreD) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A avaliação faz parte do projeto "Campinas Basquete Clube (CBC): do adulto à base fortalecendo o esporte em Campinas", uma parceria entre o CBC, a Unicamp, a Faculdade de Educação Física (FEF) e a FCM. A coordenação do projeto é do professor da FEF, Roberto Rodrigues Paes e envolve diferentes profissionais e pesquisadores da Unicamp.

De acordo com Gustavo Pereira Fraga, médico e professor da disciplina do trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a ideia do projeto é melhorar os times de basquete da cidade por meio de pesquisas na área do esporte e na complementação da educação dos jovens atletas dos times de Campinas.

“Em breve, os dados coletados e os resultados serão divulgados por meio de publicações na área de medicina do esporte e outras afins. Estamos abertos a participação de mais docentes, alunos de pós-graduação e outros atletas”, revelou Gustavo que era jogador de basquete até a década de 1980.

Todos os atletas foram avaliados com medidas de peso, estatura, tríceps, abdome, coxa, panturrilha, diâmetros de úmero e fêmur, análise da composição corporal por bioimpedância elétrica tetrapolar e densitometria óssea de corpo inteiro, da coluna e do fêmur, além de força de ambas as mãos por dinamometria. Os participantes tiveram seu estadiamento puberal avaliado clinicamente e em 13 dos 95 adolescentes também foram realizadas calorimetria indireta em repouso.

As avaliações foram coordenadas pelo pediatra Gil Guerra Junior, professor do Departamento de Pediatria da FCM e coordenador do LabCreD do Ciped da FCM e por Anderson Marques de Moraes, professor da Faculdade de Educação Física da PUCCamp e membro do LabCreD.

Participaram da avaliação os alunos de pós-graduação Leandra Giorgetti, Augusto Gerhart Folmann, Vaneza Lira Waldow Wolf, Camila Justino de Oliveira Barbeta, Juliano Henrique Borges, Mauro Alexandre Páscoa e Tathyane Krahenbühl, do LabCreD; Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Carvalho, da FEF  e alunos voluntários do curso de graduação em Educação Física da PUCcamp.