Maio Amarelo: Médico da FCM participa do Seminário Urbanidade, em Brasília

O médico e professor da disciplina do trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Gustavo Pereira Fraga participou na semana passada do 3º Seminário Urbanidade, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema dessa edição é Ações Coordenadas e Integradas e reuniu cerca de 100 profissionais de várias áreas de atuação no trânsito de vários Estados do país.

O encontro teve como objetivo a formação de 15 Grupos de Trabalho (GT)  para encaminhamento de propostas relativas a melhorias no trânsito. Os principais eixos são: fiscalização, infraestrutura e gestão, segurança veicular, saúde e educação. Fraga representou o GT saúde.

“Na área da saúde, a expectativa é criar um grupo de trabalho com sociedade médicas e profissionais com experiência no assunto, para melhorar a assistência às vítimas do trânsito, desde a prevenção, o pré-hospitalar, o atendimento e a reabilitação dos doentes com sequelas”, disse Fraga que também é diretor da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

Cada GT será responsável pela criação de um plano de ação para que o objetivo da proposta seja concretizado. A expectativa é que até a Semana Nacional do Trânsito, que acontece no mês de setembro, sejam apresentados os projetos elaborados pelos grupos e seus cronogramas de implantação.

Informações via Observatório Nacional Segurança Viária (ONSV) e SBAIT.