Morre o professor Humberto de Araújo
Rangel, um dos pioneiros da Unicamp

24/03/2016 - 16:40

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 24, o professor Humberto de Araújo Rangel, um dos pioneiros da fundação da Unicamp e que trabalhou na primeira unidade a ganhar espaço na Cidade Universitária: o Instituto de Biologia. Seu velório ocorrerá no Cemitério das Aleias, em Campinas, com sepultamento no mesmo local na sexta-feira, às 10 horas. 

Convidado diretamente pelo professor Zeferino Vaz, primeiro reitor da Unicamp, Rangel iniciou atividades em 1968. Dirigiu o Departamento de Microbiologia e Imunologia, que funcionava no barracão onde atualmente está instalada a Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp.

Fundador do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib), Humberto de Araújo Rangel estabeleceu programas de pesquisa em convênios internacionais com países que possuíam a tecnologia em criação de animais de experimentação de qualidade. Iniciado em 1979 com o apoio da Fapesp, Finep e CNPq, o Cemib hoje tem reconhecimento internacional e é o único representante do ICLAS (International Council for Laboratory Animal Science) na América Latina.

Mais sobre Rangel
Ecos da sociedade
Professor deixa ‘redoma’ do laboratório e coloca-se à frente de projetos comunitários 

Comentários

A Família Agradece a Presença de todos que puderam comparecer neste último Adeus.

Obrigado! Aos Familiares. Amigos. E a todos os Professores e Pensadores que integram esta Comunidade que se fez: Primeiro com Cérebros, Segundo com Cérebros, Terceiro com Cérebros.

Sentimo-nos Honrados com a Presença de Cada Qual. E Agradecemos a Solidariedade neste momento da Passagem Carnal. E que a Providência do Destino fez ocorrer na Véspera da Páscoa.

Vocábulo descendente do grego para designar o Evento Judaico de Pessach (PASSAGEM).

O Grande Momento de Saída da Escravidão Rumo à Terra Prometida. E de Superação da Cultura da Morte, pela Cultura da Vida em Abundância.

Ficamos Muito Felizes e Reconfortados por poder contar com a Companhia da Singularidade e Especificidade de Cada Qual dos Presentes nesta Passagem. Data e momento Cristão de Primeira Grandeza. De Redenção. Perdão e Amor.

Obrigado por terem estado Conosco. E juntos percorrermos esta contínua Caminhada Rumo à Libertação de Dores e Sofrimentos.

Nossa Família de Coração Reconfortado Agradece e Deseja a você, e toda sua Casa, uma Feliz Páscoa!

Email: 
dr.rangel@tiradentes999.com.br

Nossa estrela!
Que suas idéias e ideais vivam nos que travaram contato com esse grande homem!

Email: 
gabrielarangelsilgueiro@gmail.com

À família do Prof. Rangel, meus mais sinceros pêsames.
Sinto-me triste por agora não te-lo mais entre nós. Mas, ao mesmo tempo, feliz e honrada por ter tido a oportunidade de conviver, e muito aprender, com este grande homem.
Liana Verinaud

Email: 
verinaud@unicamp.br

Uma boa alma e repleta de generosidade.

Email: 
rcosta@unicamp.br