Pesquisadores da FCM lançam livro sobre yoga e práticas integrativas de saúde

“Yoga, tradição e prática integrativa de saúde”, livro de autoria de Pamela Siegel, pesquisadora do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis)  e Nelson Filice de Barros, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e coordenador do Lapacis, será lançado no dia 20 de maio, às 19 horas, no Cáfe e Arte, em Barão Geraldo.

No livro são analisadas as percepções dos líderes das principais tradições do yoga no Brasil sobre a sua inserção como política pública de saúde. Os autores também analisam os tipos e períodos do yoga, o yoga moderno e pós-moderno, o yoga como profissão e o yoga na saúde coletiva, sua identificação com a cultura alternativa e distanciamento das bases epistemológicas da medicina complementar e integrativa.

"O yoga é uma prática psicofísica sistematizada por Patañjali, sábio hindu, que viveu no século II a.C.. Em 1893, o yoga chega às Américas com a vinda do Swami Vivekananda. aos Estados Unidos. No Brasil, nos anos de 1940, Caio Miranda começa a ensinar a prática no Rio de Janeiro. Portanto, o yoga é praticado há mais de 70 anos no país e há, ainda, poucas pesquisas sobre ele no campo da saúde coletiva”, explica Pamela Siegel. 

 

Livro: Yoga, tradição e prática integrativa de saúde
Autores: Pamela Siegel e Nelson Filice de Barros
Editora: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Páginas : 264
R$ 50,00

Local do lançamento: Café e Arte, à rua Maria Ferreira Antunes, 6, Barão Geraldo, Campinas, SP. (Praça do coco).