Pesquisadores da FCM lançam Manual de Neuro-oncologia

Nessa quinta-feira (12), o Programa de Neuro-Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lança o Manual de Neuro-oncologia da Unicamp com 185 páginas, em formato e-book. O acontecimento integra a programação do Simpósio de Atualização em Doenças Neurológicas, que celebra os 50 anos do Departamento de Neurologia da FCM.

Organizado pelos neurologistas Helder Tedeschi, Li Li Min e Lenise Valler a publicação serve de guia no cuidado de pacientes acometidos por tumores primários no sistema nervoso central. De acordo com os organizadores, embora tais tumores representem uma pequena parcela do universo das neoplasias, eles apresentam alta taxa de mortalidade, e consequências devastadoras para a vida dos pacientes.

O livro reúne textos de 16 autores e aborda temas como neurocirurgia, neurorradiologia, neuro-oncologia, neuropediatria, tumores espinhais, neuropsicologia, neuropatologia e radioterapia.

“Os avanços da das ciências médicas e o aporte de novas tecnologias, em conjunto com uma atuação multidisciplinar dos profissionais envolvidos com o tratamento desses tumores, têm mudado essa história. Mesmo assim, o desafio ainda é grande”, afirmam Tedeschi, Min e Valler, no prefácio.