Reitor da Universidad Técnica de Ambato é recebido na FCM

O reitor Galo Naranjo López, da Universidad Técnica de Ambato (UTA), do Equador, esteve na tarde de sexta-feira (29) em reunião na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp com o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro; o diretor associado Roberto Teixeira Mendes e a coordenadora da Comissão de Pesquisa e membro o Escritório de Internacionalização da faculdade, Maria Luiza Moretti. O objetivo da reunião foi estreitar relações entre a UTA e os cursos de Medicina e Enfermagem da Unicamp.

Galo veio à Unicamp para participar da reunião da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual) com reitores do Cone Sul. O evento foi aberto pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge e reuniu reitores de universidades ou representantes para debater questões regionais de países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. (Veja matéria).

Ainda na segunda-feira (25), a visita à Unicamp foi do coordenador de promoções internacionais da Queensland University of Technology (QUT), da Austrália, Patrick Hartney. Ele foi recepcionado pelo assessor da Vreri, Gustavo Paim Valença, e pela coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Planejamento Energético (NIPE), Telma Teixeira Franco, ambos docentes da Engenharia Química. A coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM, Rosana Teresa Onocko-Campos e o professor do Departamento de Saúde Coletiva Juan Carlos Aneiros Fernandez também participaram da reunião.

O objetivo do encontro foi promover uma parceria entre as duas instituições. De acordo com Gustavo Paim, a QUT deseja estabelecer uma relação de pesquisa com a Unicamp nas áreas de água, tecidos (substituição e reparo de pele) e na área médica. A QUT tem 45 mil alunos, sendo 6 mil estrangeiros, nos campi de Brisbane, Kelvin Grove e Caboolture, todos no estado de Queensland. (Veja matéria).