Reitor inaugura Centro
Oftalmológico do HES

31/03/2016 - 16:37

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, inaugurou nesta quinta-feira (31) o Centro Oftalmológico do HES-Unicamp. No local são realizados procedimentos como cirurgias de catarata, retina, glaucoma, entre outros. A área, onde antes funcionava o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), foi reformada e adequada às necessidades da especialidade. A viabilização da nova unidade se deu por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A expectativa é que o novo Centro dobre o número de procedimentos na área da oftalmologia.
Autoridades descerram placa inaugural

Com a inauguração do Centro Oftalmológico do HES, o diretor superintendente do Hospital Estadual de Sumaré, professor Luiz Roberto Lopes anunciou as metas. “Nesse ano o compromisso é realizar 1320 cirurgias de catarata. Atrelado a isso, teremos cirurgias de vitrectomia, retina e glaucoma, que acabam em cegueira permanente do paciente. Certamente, isso vai ser de grande ajuda para as pessoas que estão nessa situação”, aponta.
Cerimônia de inauguração no HES

Durante a cerimônia, José Tadeu Jorge falou sobre a história do HES, destacando o compromisso que o hospital tem em oferecer o melhor tratamento aos pacientes do SUS.  “Esses parâmetros de qualidade que são expressos mostram o sucesso das atividades que estão sendo executadas. É importante ressaltar que não é apenas a visão técnica, qualitativa e específica, e sim a visão da população, que confia e sabe do tratamento de qualidade oferecido”, destacou.
Reitor José Tadeu Jorge visita instalações O diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), professor Ivan Toro, ressaltou a importância da relação entre hospital e universidade para o ensino. “Para a FCM é um grande orgulho fazer parte da história do HES. Como um ambiente de ensino, talvez seja uma das peças mais importantes que temos na faculdade. Essa relação de ensino, assistência e benefício da população em atitudes como essa, de ampliar uma área tão carente como a oftalmologia, para nós não poderia ser melhor e mais espetacular”, afirmou.

Para o chefe do Departamento de Oftalmo/Otorrinolaringologia da FCM, professor Carlos Eduardo Leite Arieta, a instalação de um centro especializado em oftalmologia com um centro cirúrgico ambulatorial, permite a expansão no tratamento de doenças degenerativas, como a catarata, retinopatia diabética, degeneração da mácula e glaucoma.

“O centro cirúrgico ambulatorial tem características que facilitam o atendimento mais ágil, eficiente, levando mais qualidade no atendimento e maior satisfação aos pacientes”, comentou Arieta. A inauguração, diz, ocorre num momento importante, pois a demanda por atendimento oftalmológico na região é muito grande e a capacidade instalada de atendimento ao SUS é insuficiente.

Luiz Roberto Lopes explicou que o ambulatório de Oftalmo do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp continuará realizando os exames de OCT (tomografia de Coerência Óptica), PAM (potencial de acuidade macular) e YAG LASER, para pacientes referenciados de outros serviços. “Para os cuidados com a visão, o diagnóstico e tratamento precoce é fundamental para evitar problemas. Nós fazemos isso no HC e vamos ampliar aqui no HES”, afirmou.