Unicamp sedia primeira Health
Jam no Instituto de Computação

02/06/2016 - 15:17

Alunos da Unicamp terão a oportunidade de participar, a partir desta sexta-feira (3), às 22 horas, de um desafio de 24 horas no primeiro Health Jam temático da Unicamp, que acontecerá na sala 322 do Instituto de Computação (IC), no prédio IC 3,5. Esse desafio consistirá em criar games de modo criativo e inovador. Evento terá a participação de engenheiros, artistas e músicos, que trabalharão ao lado de médicos e enfermeiros. A ideia é desenvolver um game que melhor traduza o trabalho deles e ajude a salvar a vida de um personagem fictício, o Jacinto. Assista a um vídeo que faz alusão ao jam.

O evento adentra o sábado (4) e está sendo organizado conjuntamente pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), pelo Gamux (Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos) e pelo LIS (Laboratório de Sistemas de Informação do IC) da Unicamp.

A atividade envolve um atendimento de emergência feito por meio de uma experiência original de equipes que congregam estudantes. Haverá quatro cenários com situações envolvendo animais peçonhentos, afogamento, parada cardíaca e insuficiência respiratória. Os estudantes terão liberdade para desenvolver seus projetos. "Queremos produzir os games em curto espaço de tempo", expressou. "Os participantes poderão se revesar ao longo do período de 24 horas ou poderão atuar initerruptamente. Haverá uma sala destinada a descanso no IC", contou o professor André Santanchè, que também integra a comissão organizadora do evento.

A meta é reunir mais de 40 participantes. Vinte e cinco já manifestaram interesse. "Jogando, também se aprende a cuidar de situações de emergência que ocorrem no nosso dia a dia", enfatizou o docente. "Como essa não é uma competição, sai o espírito competitivo para ceder lugar ao compartilhamento."

André Santanchè contou que outros jams têm sido realizados com êxito no Gamux, mas que este é o primeiro temático. "O Gamux promove três jams por ano", informou. O objetivo é se divertir e aprender ao mesmo tempo. O IC fica localizado na Avenida Albert Einstein, 1.251, dentro do campus-sede da Unicamp.

Dia 3/6
21h30 - Credenciamento
22h00 - Processo de ensino-aprendizagem de adultos aplicado à manutenção da vida do nosso querido Jacinto Bemelhor!
22h30 - Do jogo de xadrez à sala de emergência – jogos, máquinas e
aprendizagem