O que é a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)?

O Ministério da Saúde em uma ação conjunta com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Chamada Pública MCT-MS-Finep Ação Transversal - Pesquisa Clínica - 04.2005, selecionou instituições para integrarem a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino – RNPC. 
http://www.rnpc.fmb.unesp.br/
A medida teve como objetivo dar uma relação mais institucional aos projetos de pesquisa realizados no âmbito dos hospitais de ensino e garantir um local onde possam ser desenvolvidos estudos de interesse público voltados para as políticas de saúde desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde.
A importância da rede se situa na possibilidade de reunir esforços em ações prioritárias para a população brasileira: o fato de interligar os melhores centros de pesquisa clínica do país possibilita o aumento do intercâmbio entre pesquisadores de diferentes regiões com interesses em comum. Outro propósito esperado é a reversão das atividades de pesquisa em benefícios nos campos da formação profissional e capacitação técnico-científica.