Grupos de pesquisa CNPq

Como cadastrar um grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?

Para a criação de um Grupo de Pesquisa no CNPq, a primeira medida a ser tomada é cadastrar o seu líder. Para isso, o Diretor/Coordenador da Unidade, Centro ou Núcleo do pesquisador deverá mandar uma mensagem eletrônica à Pró-Reitoria de Pesquisa solicitando o cadastramento do pesquisador como líder. Assim que a Pró-Reitoria de Pesquisa fizer o cadastramento ela comunicará ao Diretor/Coordenador (isso pode levar de 24 a 48 horas). Após estar cadastrado como líder, ele deverá seguir as seguintes instruções para criar um Grupo de Pesquisa e/ou atualizar os dados:
 
Acesse o Sitema WebGrupo por meio do endereço http://dgp.cnpq.br/diretorioc/ e opção "Lideres de grupo"
 
Uma vez que o seu grupo esteja completo e sem nenhuma pendência de curriculum Lattes, o seu grupo estará apto a ser certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP.
 
Condições de certificação de um grupo de pesquisa na UNICAMP
 
A PRP-UNICAMP recomenda que os grupos tenham linhas de pesquisa abrangentes e não apenas assuntos de trabalho de curto prazo. As condições mínimas para certificação de um grupo de pesquisa na UNICAMP são:
 
CV Lattes do pesquisador líder atualizado;
Grupo de pesquisa com informações atualizadas;
Grupo de pesquisa com pelo menos dois pesquisadores e dois alunos.
 
Sugere-se que grupos com apenas um docente e um aluno sejam incorporados a outros já existentes.
 
Perguntas Frequentes
 
Acesse o endereço http://dgp/cnpq.br/diretorioc/ e selecione a opção "Perguntas frequentes" para visualizar as dúvidas mais frequentes sobre os Diretórios dos Grupos de Pesquisa.
 
Links Úteis