Planes Cepre 2016-2020

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp elaborou seu planejamento estratégico no início de fevereiro de 2016 e tem  incentivado departamentos, áreas e centros na realização de seus planejamentos estratégicos específicos enquanto  forma  de aumentar o alinhamento dos diversos planos e o acompanhamento do impacto na gestão orçamentária. 

O Cepre foi o primeiro centro da FCM a se engajar neste movimento com a realização do seu planejamento estratégico     após o Planes FCM 2016-2020, ainda em fevereiro de 2016.

 Participaram do Planejamento Estratégico do Cepre 2016-2020  coordenadores e servidores do Cepre, membros da Diretoria da FCM, docentes e servidores 

do Departamento de   Desenvolvimento Humano e Reabilitação, sendo que dentre estes estavam presentes o chefe do Departamento, a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e a coordenadora do Programa de Programa Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação.  A presença de todos na elaboração do Planes Cepre 2016-2020 permitiu a construção de um plano abrangente formado por projetos relevantes que a Diretoria da FCM apoiará no decorrer da execução. 

Esperamos que o exemplo do Cepre na realização do seu planejamento estratégico seja seguido pelas demais unidades que compõem a FCM e desejamos a todos um excelente trabalho.

 

Ivan Felizardo Contrera Toro 
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas
    Roberto Teixeira Mendes
    Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas

 

O CEPRE é um centro assistencial que atende a população de Campinas e região e é campo de estágio e pesquisa na  formação de alunos de graduação em Fonoaudiologia, de alunos de pós-graduação strito sensu (Programa Saúde  Interdisciplinaridade e Reabilitação) e alunos de pós-graduação latu sensu (Aprimoramento profissional e residências  multiprofissional Saúde do Adulto e Idoso, Saúde da Criança e Adolescente e Saúde Mental), bem como na formação de  profissionais (Treinamento em Serviço). Com isso, ampliou-se a gama de atuação em extensão com uma visão  interdisciplinar  e integrada dos processos de desenvolvimento humano e suas alterações.

 Com o objetivo de desenvolver as ações de assistência à comunidade, o Cepre presta serviços no que se refere a  deficiências sensoriais (deficiência visual e surdez), atendimento em fonoaudiologia e em língua de sinais (Libras),  realização  de diagnóstico, habilitação, reabilitação, triagens (auditiva, da linguinha e visual), exames audiológicos, de  processamento  auditivo; seleção e adaptação de prótese auditiva; avaliação e intervenção em linguagem oral e escrita, na  motricidade oral,  nas disfluências e nos distúrbios fonoarticulatórios, voz e sistemas alternativos e suplementares de  comunicação.

 O CEPRE conta com 24 ambulatórios, atendendo em média 400 usuários de diversas faixas etárias, perfazendo um total  de  2.000 procedimentos/mês. O agendamento dos ambulatórios acontece no mesmo sistema do Hospital de Clínicas (HC),  viabilizando a evolução dos casos no prontuário que são trazidos diariamente do HC para o CEPRE.

No CEPRE atuam 24 docentes do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, das áreas de Arte educação, Fonoaudiologia, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Atualmente, o CEPRE possui 14 profissionais distribuídos nas áreas administrativas (6) e na área assistencial: assistente social (1), pedagogos (2), fonoaudiólogo (1), enfermeiro (1) e um nutricionista (1) além de instrutores de Libras (2).  

Esperamos continuar contando com o apoio da diretoria da FCM, com a parceria do DDHR, do curso de graduação em Fonoaudiologia para que possamos viabilizar os avanços pretendidos para o CEPRE.

Desde já agradecemos o empenho de profissionais e docentes nesta empreitada.

 

Profa. Dra. Angélica Bronzatto de Paiva e Silva
Coordenadora do CEPRE-FCM 
    Profa. Dra. Maria Elisabete R. F. Gasparetto
     Coordenadora Adjunta do CEPRE-FCM

 

 

 

O logotipo do Planes FCM é composto pelas cores verde da FCM e preto e vermelho da Unicamp. Sua forma nos remete à imagem de um grande abraço o que nos leva a refletir sobre a integração dos nossos objetivos com os da universidade.

 

 

 

 

Visão de futuro

Ser um centro de excelência interdisciplinar de referência nacional e internacional em desenvolvimento humano, habilitação e reabilitação, comprometido com as demandas da sociedade.

Ocupação

Assistência, ensino e pesquisa em desenvolvimento humano, habilitação e reabilitação.

 

Missão

Realizar assistência interdisciplinar de excelência à comunidade no campo de desenvolvimento humano, habilitação e reabilitação por meio de atividade de extensão e ensino, propiciando a pesquisa, a divulgação de conhecimento científico e a inovação tecnológica, respeitando princípios éticos e humanísticos com vistas à inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.

 

     

Princípios e valores

  • Ética
  • Interdisciplinaridade
  • Humanização
  • Transparência
  • Inclusão social
  • Respeito à diversidade
  • Acessibilidade
  • Qualidade
  • Integração entre ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviço
  • Capacidade crítica e reflexiva
  • Atuar de acordo com os princípios do SUS  
 

Usuários

  • Pacientes, familiares / cuidadores
  • Profissionais de Saúde
  • Profissionais de Educação
  • Servidores
  • Estagiários
  • Alunos (graduação, pós-graduação, aprimoramento, residência)
  • Mídias
  • Órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
  • Comunidade