Fique de Olho!

Disciplinas 1º Semestre de 2019 e Aluno Especial - clique aqui!

Em, 04/12/2018

 

Processo seletivo 2º semestre de 2019 

Em, 17/04/2019

Saúde Mental

1) Estudos Clínicos-Qualitativos no Campo da Saúde: 
Esta linha ocupa-se da investigação de significados simbólicos, a partir de relatos de sujeitos adultos - pacientes, familiares, profissionais da saúde - a respeito de fenômenos do processo saúde-doença, tais como as vivências de doenças agudas, crônicas ou incapacitantes; não-adesão a tratamentos e a prevenções; bem como estigmas pela doença. Tem como campos de pesquisa: ambulatórios clínicos, unidades de internação e serviços de emergências. Emprega o Método Clínico-Qualitativo, uma particularização dos métodos qualitativos das ciências humanas e aplicados a settings médicos. Procura interpretar os resultados das pesquisas com a utilização de um quadro de referenciais psicodinâmicos e, complementarmente, socioculturais.

Egberto Ribeiro Turato - erturato@uol.com.br    

 

2) Psicopatologia e Nosologia Psiquiátrica: 

Esta linha ocupa-se do estudo conceitual dos constructos psicopatológicos, instrumentos e sistemas diagnósticos e classificatórios em psiquiatria.

Cláudio E. M. Banzato - claudio@lexxa.com.br   

Paulo Dalgalarrondo - pdalga@fcm.unicamp.br  

Clarissa de Rosalmeida Dantas - crdantas@fcm.unicamp.br  

 

3) Saúde Mental em Hospital Geral e em Atenção Primária: 
Esta linha ocupa-se dos estudos da instalação, desenvolvimento e consolidação de serviços de saúde mental integrados à medicina geral; da avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em diferentes grupos de pacientes submetidos a diferentes estratégias de tratamento; e dos estudos das várias características do comportamento suicida.

Renata Cruz Soares de Azevedo - reazeved@fcm.unicamp.br   

Luis Fernando Farah de Tófoli - lftofoli@gmail.com   

 

4) Saúde Mental, Sociedade e Cultura: 
Esta linha ocupa-se de produzir conhecimentos relevantes às relações entre o campo da saúde mental e da medicina, considerando as concepções acadêmicas atuais de sociedade e de cultura. Destacam-se estudos antropológicos em saúde mental e religião.

Paulo Dalgalarrondo pdalga@fcm.unicamp.br