Fique de Olho!

Procedimentos para defesa de tese

Defesas de Dissertações e Teses em 2020: a Reitoria da UNICAMP baixou a RESOLUÇÃO GR 33/2020, informando que as defesas de dissertações e teses na forma presencial estão suspensas neste ano para o programa ciências médicas. Essas devem acontecer totalmente por videoconferência em 2020.

ATENÇÃO:  As defesas realizadas por videoconferência deverão ser informadas no pedido da defesa no siga o link da reunião.

Em, 14/07/2020

 

 

Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio:

Conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 (arquivo anexo) que trata do Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020, os alunos "devem apresentar o parecer emitido pela Biblioteca com análise de similaridade para que a secretaria do curso emita as cartas-convite oficiais e dê andamento ao processo de defesa".

De acordo com as regras do Programa para o aluno solicitar a defesa no SIGA (mínimo 60 dias da data da defesa) o "Boneco" (arquivo da tese/ dissertação) deve estar praticamente pronto e finalizado. Dessa forma, solicitamos que verifiquem os procedimentos e que submetam à análise de similaridade o arquivo da tese/ dissertação no mesmo prazo e dentro do período de tramitação do pedido de defesa, para a emissão do parecer pela Biblioteca, evitando assim atrasos no andamento do processo e na emissão das cartas-convite.

Para informações sobre os procedimento para a submissão do arquivo para análise acessar o link abaixo:

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/biblioteca/noticias/turnitin-na-pos-graduacao-fcm

Contamos com a colaboração de todos.

PPG - Ciências Médicas - 31/01/2020

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Desde abril/2017, a solicitação da defesa deverá ser solicitada pelo aluno ou Orientador, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica: 

http://www.dac.unicamp.br/portal/servicos_online/alunos/

Procedimentos gerais para solicitação de defesa Clique Aqui!

Para solicitar a defesa ou homologação da tese o orientador deverá ter entregue o formulário de recredenciamento preenchido e documentações relativo a avaliação CAPES que é anualmente solicitada pelo programa em duas datas, independente do orientador não querer mais ter alunos ou se recredenciar.

O aluno poderá salvar as informações no SIGA 90 dias (recomendado) antes do dia agendado para eventuais correções ou complemento de informações necessárias para o prosseguimento do processo.

A solicitação deverá ser enviada no mínimo com 60 dias de ANTECEDÊNCIA da data agendada para a defesa, por meio de upload: é obrigatório fazer upload do boneco da tese em pdf arquivo único constando como anexo: parecer da Comitê de Ética com o nome do aluno como responsável ou como membro de equipe, formulário de banca aprovado e assinado pela Coordenação da Área de concentração, artigo na íntegra e o comprovante da submissão (caso não conste como capítulo de artigo).

Requisito adicional para solicitação de defesa:

Cópia do manuscrito (artigo em periódico indexado no SCI e índice de impacto ≥ 1,10, ) em inglês, aluno 1ºautor, submetido (mestrado) ou aprovado (doutorado) à publicação, deve enviar portanto:

1) para alunos que ingressaram no doutorado a partir de 2018: o artigo já publicado ou o comprovante de aceite com copia do artigo (carta, e-mail ou página da revista comprovando o aceite);

2) para o mestrado e alunos que ingressaram no doutorado até 2017 -  o comprovante de aceite ou submissão com copia do artigo (carta, e-mail ou página da revista comprovando o recebimento do manuscrito para análise).

 

IMPORTANTE: Foi aprovado pela Comissão do Programa em reunião do dia 26/08/2019, que os alunos de DOUTORADO que ingressaram oficialmente a partir de 2018 deverão ter um artigo aceito final ou publicado, em inglês, em periódico indexado no SCI e índice de impacto ≥ 1,10, sendo o aluno seu primeiro autor, antes de solicitarem a defesa de tese, e não mais apenas submetido.
Essa mudança  foi realizada devido as novas exigências da CAPES relativa a qualidade de formação dos discentes e a relação desta com os produtos produzidos nas teses, que no nosso caso o principal produto é a publicação em periódico internacional. Também já consta atualizado na página do programa Ciências Médicas.

Procedimentos específicos:

A solicitação deverá ser efetuada após o aluno: 

I - ter cumprido todo(s) os crédito(s) exigidos pelo programa e/ou Área de Concentração;

II - ter realizado o exame de capacitação de leitura em Língua Inglesa (consultar no histórico escolar ou no SIGA);

III - ter sido aprovado no exame de qualificação;

IV - apresentar indicação da banca examinadora previamente aprovada segundo os critérios do programa pelo Orientador e Coordenação da Área de Concentração por meio do formulário:

              Solicitação de Mestrado ou Doutorado:

 

Outras orientações:

Os co-autores do trabalho científico e os co-orientadores não poderão participar da Comissão Julgadora nem como titular nem como suplente (norma geral da Universidade). Também não poderá fazer parte pessoas que possuam algum grau de parentesco com o aluno ou com o orientador.

O coorientador deve ter o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação/Tese e na Ata de defesa e na impossibilidade de participação do orientador na banca examinadora, este será substituído pelo Co-orientador. Professores aposentados são considerados como membros internos.

A inclusão de coorientador no exemplar da Dissertação/Tese só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. A correspondente solicitação é de responsabilidade integral do orientador e que deverá ser solicitada com um ano de antedência.

Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui

  • Banca Examinadora do Mestrado: Deverão constar 05 nomes, sendo 02 membros externos à UNICAMP e 03 membros vinculados à UNICAMP, incluindo o Orientador. todos deverão ser portador do título de Doutor. Caberá a Comissão do Programa referendar a indicação dos três membros titulares (o Orientador, um membro externo à UNICAMP e um membro da UNICAMP) e dois suplentes (um da UNICAMP e um externo).
  • Banca Examinadora do Doutorado: Deverão constar 08 nomes, sendo 04 membros externos à UNICAMP e 04 membros vinculados à UNICAMP, incluindo o Orientador. Todos deverão ser portadores de título de Doutor. Caberá a Comissão do Programa referendar a indicação dos cinco membros titulares (o Orientador, dois membro externos à UNICAMP e dois membros da UNICAMP) e três suplentes (um da UNICAMP e dois externos).

          LISTA DOS DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA - CLIQUE AQUI

Todos os membros indicados para compor a banca devem ter a produção científica de 4 artigos indexados e em inglês no quadriênio 2016 - 2019 (iremos considerar também 2020),  que serão conferidos no Lattes (atualizado).

Importante: São considerados membros internos da Unicamp todos os docentes, funcionários ou alunos que têm vínculo direto com a Universidade bem como aqueles que encerraram o seu vínculo a menos de 5 anos.

O aluno deverá contatar os membros da Banca Examinadora sobre a disponibilidade de data e horário, entregar os convites para participação na Banca e providenciar todo o material audiovisual a ser utilizado durante a apresentação do trabalho (caso não tenha disponível na sala agendada).

O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes)  juntamente com o convite emitido pela secretaria do programa com antecedência de 30 dias.

PARA O DIA DA DEFESA:

A aula de exposição do aluno poderá ter a duração de até 60 minutos.

 

Cadastramento de membros:

Encaminhar o Cadastro de professor externo , somente se o membro não estiver cadastrado no SIGA.

  • Agendamento:

O agendamento da sala/Anfiteatro poderá ser nos Departamentos ou verificar disponibilidade no prédio da CPG/FCM:

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao/agendas-anfiteatro-e-salas-d...

O horário recomendado é das 9:00 ao 12:00 e 13:30 as 17h00.

 

ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as defesas e não será permitido a realização de coffe break no Anfiteatro da CPG/FCM.

Locais para lanche

  • Reserva Hotel CPV/FUNCAMP:

Para reservar o Hotel Casa do Professor Visitante - CPV da FUNCAMP, para o Professor convidado, enviar e-mail para cpv@funcamp.unicamp.br

  • Ajuda de custo para membros externos:

Ajuda de custo para participação do Professor membro externo que reside fora de Campinas será enviado e-mail ao aluno com as informações para o Professor receber na conta-corrente a ajuda de custo no valor de R$320,00.

Em, 26/09/2019

  • Procedimentos pós-defesa:

Consulte as orientações pós-defesa, na página da pós-graduação.