Fique de Olho!

Orientações para defesa de teses e dissertações

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA

Conferir os procedimentos pelo menos uns 03 meses antes da data pretendida para Defesa, pois deverá ser cumprido o prazo mínimo do sistema que é de 60 dias da data da defesa.

ATENÇÃO: O aluno poderá solicitar a Defesa (prazo mínimo 60 dias da data) após no mínimo 10 dias da aprovação no Exame de qualificação. Esse prazo de 10 dias pode variar pois depende da assinatura do Coordenador Geral da Pós-graduação na Ata de aprovação na qualificação e inserção do documento no Sistema da DAC. Somente após esse procedimento o aluno está Apto para solicitar a Defesa. 

Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos.

No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

 

Pré-requisitos específicos do Programa de Fisiopatologia Médica:

  • Ser aprovado no Exame de Qualificação.

  • Comprovar submissão de um artigo a uma revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado. (aluno como primeiro autor).

  • Comprovar ter aceitação de um artigo completo, numa revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Tese de Doutorado. (aluno como primeiro autor).

 

IMPORTANTE: Anexar o "Boneco" do Arquivo Final da Dissertação/Tese quando solicitar a defesa no sistema da DAC (SIGA). Para formatação e elaboração do "Boneco"  o aluno deverá seguir o modelo abaixo e o MANUAL DE NORMALIZAÇÃO.

Modelo de editoração de dissertação/tese - clique aqui!

 

ATENÇÃO: Consulte aqui o novo trâmite de solicitação de Defesa.

 

Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica:

 

  1. Verificar os critérios para composição da banca examinadora (item IV dos Procedimentos para Defesa).

  2. Cada um dos membros indicados na Banca deverá ter uma produção mínima de 4 artigos publicados no último quadriênio em periódicos Qualis A ou B1/B2 (Medicina I).

  3. Cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.

  4. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.

  5. Verificar no SIGA se o membro convidado possui cadastro válido. Caso não possua, será necessário solicitar o cadastro no SIGA e encaminhar, via e-mail, a Ficha de Cadastro de Membros Externos  preenchida.

  6. Para o pagamento de Ajuda de Custo pelo Programa de PG em Fisiopatologia Médica, além da ficha de cadastro encaminhar também a cópia dos documentos pessoais: RG (frente e verso) e CPF ou CNH. Os documentos devem ser enviados por e-mail (em PDF), com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa. OBS: Documentos enviados fora dos prazos solicitados não serão autorizados.

  7. Se houver necessidade de compra de passagem aérea para algum dos membros externos da banca, o Formulário de Solicitação de Passagem Aérea deve ser preenchido e enviado por e-mail, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa. OBS: Documentos enviados fora dos prazos solicitados não serão autorizados.