Fique de Olho!

Procedimentos para qualificação

O Programa de Fisiopatologia Médica solicita que o aluno qualifique até 6 meses antes do seu prazo de integralização no curso para os alunos de mestrado e de doutorado.

Conferir os procedimentos pelo menos uns 02 meses antes da data pretendida para Qualificação, pois deverá ser cumprido o prazo mínimo do sistema que é de 30 dias.

ATENÇÃO: Antes de iniciar o preenchimento do pedido de qualificação o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos.

Para Qualificação será necessário:

  1. Ter cursado as disciplinas obrigatórias e cumprido os créditos exigidos pelo Programa; (conferir no histórico, conforme catálogo)
  2. Ter comprovado o exame de capacitação de leitura em Língua Inglesa; (conferir no histórico se consta a proficiência)
  3. Ter o Parecer Final do Comitê de Ética.*
  4. Comprovar ter submetido um artigo a uma revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado.**
  5. Comprovar ter aceitação de um artigo completo, numa revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Tese de Doutorado. **

*o aluno deve acessar o SIGA e informar a opção de declaração de Ética (aspectos éticos e legais de sua pesquisa)

Enquanto os documentos que evidenciem que as autorizações éticas foram cumpridas e atualizadas no SIGA e tenham sido validados pelo(a) orientador(a) e pela secretaria, o aluno não poderá solicitar a qualificação ou defesa de sua dissertação/tese.

**enviar via SIGA o comprovante solicitado (submissão (Mestrado) e aceite (Doutorado) do artigo)

No canto superior direto da tela aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira o documento.

 

ATENÇÃO:

  • Conferir Histórico Escolar se está tudo certo, caso negativo entrar em contato por email: fisio@fcm.unicamp.br.
  • O Orientador(a) não participa da Comissão Examinadora da Qualificação.

Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar no SIGA se todos os membros possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário solicitar o cadastro no SIGA e encaminhar, via e-mail, a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.

 

Composição da Comissão Examinadora 

O Orientador/Coorientador do aluno não terá participação na Comissão Examinadora.  

A Comissão Examinadora deve ser composta por 4 membros: 1 presidente, 2 titulares e 1 suplente, com, no mínimo, o Título de Doutor. O presidente deve ser um professor permanente do programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica.

Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no SIGA.

Cada um dos membros indicados deverá ter uma produção mínima de 4 artigos publicados no último quadriênio em periódicos Qualis A ou B1/B2 (Medicina I).

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

 

ATENÇÃO:  Clique aqui para novo trâmite de solicitação de exame de Qualificação

O exame de qualificação para o Mestrado será composto da apresentação do trabalho de dissertação, com ênfase nos resultados e discussão dos mesmos. O aluno deve também responder adequadamente à argüição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 60 minutos.

O exame de qualificação para o Doutorado será composto de uma prova de capacitação científica, no qual o aluno deverá apresentar de forma, clara e didática seu trabalho de tese. O aluno deve também responder adequadamente à argüição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 60 minutos.

Em caso de reprovação será permitida a realização de novo exame, no prazo máximo de 180 dias. Sendo que, para a reapresentação o exame deverá ser novamente agendado e solicitado no SIGA, de acordo com o prazo de solicitação do Sistema que é de 30 dias da nova data e respeitando-se o prazo máximo para a integralização do aluno.

Obs: O aluno poderá solicitar a Defesa (prazo mínimo 60 dias da data) após no mínimo 10 dias da aprovação no Exame de qualificação. Esse prazo de 10 dias pode variar pois depende da assinatura do Coordenador Geral da Pós-graduação na Ata de aprovação na qualificação e inserção do documento no Sistema da DAC. Somente após esse procedimento o aluno está Apto para solicitar a Defesa.