Fique de Olho!

 ELEIÇÃO 2019

Composição da Comissão e Representação Discente

 

 PROCESSO SELETIVO 1° Semestre 2020  - Novo

 

​ Horários das Disciplinas 2º semestre de 2019 - clique aqui

 
 

 Resultado Bolsa Capes 

 Agenda de Defesas e Qualificações 

 

Procedimentos para Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

Requisitos para solicitação de defesa:

I. De acordo com o Art. 15º, sessão III, o Art. 16º, sessão III, o Art 17º e o Art. 18º do Regulamento do Programa de Gerontologia, são os seguintes os requisitos para a defesa da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado em Gerontologia:

  1. Cumprimento de todos os créditos que integram a estrutura curricular dos respectivos Cursos.
  2. Aprovação no Exame de Qualificação.
  3. Para os candidatos ao título de Mestre: comprovação da submissão de um artigo a um periódico de circulação internacional indexado pelo SCI, artigo esse concernente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado, sendo o candidato o primeiro autor.
  4. Para os candidatos ao titulo de Doutor: comprovação do aceite de um artigo por um periódico de circulação internacional indexado pelo SCI, artigo esse concernente ao conteúdo da Tese de Doutorado, sendo o candidato o primeiro autor,  E  comprovação de submissão de um artigo por um periódico de circulação internacional indexado pelo SCI, artigo esse concernente ao conteúdo da Tese de Doutorado, sendo o candidato o primeiro autor.

II. Constituição das Banca Examinadoras de Mestrado e de Doutorado

Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui

 

Observações:

  1. Na impossibilidade de sua participação, o orientador será substituído pelo co-orientador, e na ausência de ambos, por um nome indicado pela Coordenação do Programa.
  2. O co-orientador não poderá ser indicado para participar da comissão examinadora, mas seu nome deverá ser registrado nos exemplares da dissertação ou da tese e na ata de defesa.
  3. O candidato e seu orientador deverão encaminhar a Dissertação ou Tese para os membros da banca, pelo menos 30 dias antes da data da defesa.
  4. Depois da defesa da dissertação ou tese, o aluno deverá cumprir os procedimentos exigidos para a homologação da defesa e a expedição do seu título pela Unicamp. Os prazos e os formulários a serem preenchidos encontram-se no site do Programa.

III. De acordo com a Resolução Interna CPG/FCM 002/2009, que dispõe sobre as características esperadas dos membros internos e externos das bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado,

Artigo 1º - Considera-se membro interno a UNICAMP:

  • Todo aquele profissional com vínculo atual com a Universidade, independentemente do tipo de vínculo (ex: docente, funcionário FCM, funcionário HC, funcionário Hemocentro, funcionário CAISM, professor colaborador voluntário e pesquisador colaborador voluntário)
  • Todo aquele profissional que teve vínculo com a Universidade, independentemente do tipo de vínculo, nos últimos cinco anos.
  • Situação de excepcionalidade deve ser justificada pela Comissão de Programa e avaliada pela Comissão de Pós-Graduação.

Artigo 2º - Os membros externos a UNICAMP devem ser:

  •  Professores vinculados a programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES ou professores com produção acadêmica similar à exigida para credenciamento dos orientadores do Programa de Pós-Graduação em questão.

Artigo 3º - A forma de tramitação do documento que trata da indicação da banca é:

  • Cabe ao orientador sugerir o nome dos membros internos e externos.
  • Cabe à Comissão do Programa definir a composição final da banca a partir dos nomes sugeridos pelo orientador ou acrescentar outros nomes não sugeridos que julgar apropriado.
  • Cabe à Comissão de Pós-Graduação homologar a composição final da banca.

 

LOCAIS PARA OFERECIMENTO DE LANCHES / PETISCOS APÓS A DEFESA