Fique de Olho!

 ELEIÇÃO 2019

Composição da Comissão e Representação Discente

 

 PROCESSO SELETIVO 1° Semestre 2020  - Novo

​ Horários das Disciplinas 2º semestre de 2019 - clique aqui

 

 Resultado Bolsa Capes 

 Agenda de Defesas e Qualificações 

 

Procedimentos para Qualificação de Mestrado

Já informou no SIGA sobre os aspectos éticos e legais de sua pesquisa?

Enquanto o item Autorizações Éticas não for validado pelo orientador/comissão do programa, NÃO será possível solicitar a qualificação no Sistema.

A qualificação de Mestrado ou Doutorado, deverá ser solicitada à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA, pelo aluno.

 

I - Pré-requisitos gerais

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter a proficiência em língua estrangeira;
  3. Regularizar no DAC/SIGA as comprovações éticas e legais do projeto de pesquisa.

 

II - Pré-requisitos específicos

1. Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – FCM / Unicamp matriculados a partir de 2009 deverão realizar sua qualificação na CPG até 30 de junho do ano subsequente à matrícula. Lembrando que a documentação de qualificação deverá ser entregue na CPG/FCM com antecedência mínima de 30 dias da data agendada. 

2. Em função da dificuldade relativa à composição de bancas nos meses de janeiro, julho e dezembro, só em caráter excepcional serão aceitas qualificações e defesas dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia nesses períodos.

3. informar à Secretaria do PPG em Gerontologia a Linha de Pesquisa e o título do Projeto de Pesquisa, para associação e cadastro na Plataforma Sucupira da Capes, através de uma carta dirigida ao Coordenador. Para isso, consultar o site da Plataforma Sucupira em:(https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/projetoPesquisa/listaProjetoPesquisa.jsf), preenchendo com os criterios Ano Base: 2017, Instituição de Ensino: Unicamp, Programa: Gerontologia, Área de Concentração : Gerontologia, e a Linha de Pesquisa de seu orientador ( consultar no site da Gerontologia Unicamp).  Caso não encontre o titulo do seu Projeto de Pesquisa, favor consultar o orientador.

 

III - Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar com a secretaria do seu curso se todos os membros possuem cadastro vigente. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.
  4. Videoconferência: Informar a necessidade de videoconferência na solicitação e verificar na página Suporte para Videoconferência os procedimentos para reserva do equipamento necessário e do serviço de suporte.

V - Composição da Comissão Examinadora 

Comissão Examinadora deve ser composta de 4 membros (1 presidente, 2 titulares e 1 suplente) com, no mínimo, o Título de Doutor.   Verifique nos Pré-requisitos especificos (item II) se seu orientador pode ser o presidente da Comissão examinadora.

Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

 

V - Solicitação de Qualificação – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Antecedência necessária: 30 dias

Para solicitar a qualificação, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Estudantes >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica.

 

VI - Sobre a reprovação

No caso de REPROVAÇÃO, a comissão examinadora elaborará um parecer justificando a reprovação, e definirá uma data limite (mínimo de 45 dias) para a realização de um novo exame, que ocorre uma única vez e com a mesma comissão examinadora.

A reapresentação do exame de qualificação seguirá os mesmos procedimentos e prazos do primeiro exame. realização de um novo exame, que ocorre uma única vez e com a mesma comissão examinadora.