Fique de Olho!

Ementa das Disciplinas

GE001    Princípios Básicos em Gerontologia
Ementa: Os objetivos são desenvolver e aprimorar os conceitos fundamentais em Gerontologia numa abordagem multidimensional e interdisciplinar do cuidar/cuidado. São consideradas as principais correntes teóricas em Gerontologia relevantes à compreensão desses fenômenos, os aspectos metodológicos, práticos e éticos do cuidado e dos modelos de intervenção para o cuidado do idoso pré-frágil ou frágil nos contextos hospitalar, institucional e familiar.

GE002    Metodologia de Pesquisa em Gerontologia
Ementa: São apresentados os fundamentos do método científico: objetividade, empirismo, parcimônia e autocorreção e suas aplicações na pesquisa gerontológica. Apresenta-se o método como elemento subordinado ao contexto em que a pesquisa se origina, ao problema investigado e à fundamentação teórica adotada. Discutem-se questões teóricas e práticas associadas aos delineamentos e a questões éticas na pesquisa com idosos, nos campos da saúde e das ciências sociais. Privilegia-se a exposição dos alunos à leitura crítica de artigos e à elaboração de um projeto de pesquisa.

GE003    Biologia do Envelhecimento
Ementa: Estudo das teorias contemporâneas sobre o envelhecimento, de modelos animais na pesquisa sobre o envelhecimento, das principais tendências da pesquisa nesse campo e dos processos de continuidade e mudança dos principais sistemas do organismo humano e seus determinantes (ênfase nos sistemas imunológico, endócrino-metabólico, músculo-esquelético, cardiovascular e nervoso).

GE004    Bioética e Velhice
Ementa: Estudo da gênese, da natureza e do alcance da Bioética no âmbito da pesquisa, da terapia e da clínica nas ciências biomédicas; das principais questões relacionadas com o desenvolvimento e o final da vida humana: respeito à dignidade humana, distanásia, obstinação terapêutica, eutanásia, cuidados paliativos, direito de morrer;da Bioética e a instituição de saúde,em termos da alocação de recursos, da relação médico-paciente; da pesquisa na área de biotecnologia. Trata da questão da morte na velhice, focalizando a especificidade dos cuidados ao fim da vida dos idosos, especialmente a paliação. Estudo do processo de luto antecipatório e do luto posterior à morte.

GE005    Psicologia do Envelhecimento
Ementa: A disciplina introduz os fundamentos teóricos, os termos e os métodos da Psicologia do Envelhecimento. Discute as bases biológicas e sociais do comportamento na velhice e trata de processos comportamentais básicos nessa fase da vida, especificamente os relacionados com a cognição, a motivação e a emoção. Analisa as tendências da pesquisa nacional e internacional em relação a esses tópicos.

GE006    Inteligência, Aprendizagem e Memória na Velhice
Ementa: Estudo dos processos neuropsicológicos subjacentes ao desempenho e à aprendizagem intelectual na velhice; das características e dos determinantes dos déficits cognitivos; das características e da etiologia das demências; das tendências contemporâneas nos campos da avaliação e da reabilitação cognição em idosos, à luz da literatura de pesquisa nacional e internacional.

GE007    Psicopatologia do Envelhecimento
Ementa: Estudo das principais tendências teóricas e de pesquisa do campo e dos principais processos e determinantes de psicopatologia no idoso. Análise das principais tendências populacionais e das implicações para o campo da saúde. Consideração de métodos de avaliação e reabilitação aplicados ao idoso. Discussão de casos clínicos e análise da literatura de pesquisa pertinente.

GE008    Ciências Sociais e Envelhecimento
Ementa: Estudo dos fenômenos velhice e envelhecimento como fase e como processo do curso da vida contextualizado por variáveis sociais, entre as quais se destacam as normas de idade e gênero. Consideração de que o processo de construção social dessas categorias é um processo em que interagem reciprocamente as condições individuais e sócio-históricas e de como a personalidade dos mais velhos e as instituições sociais se desenvolvem a partir dessa interação. Análise das teorias sociológicas e antropológicas contemporâneas.

GE009    Memória, Velhice e Cultura
Ementa: Relações entre memória, velhice, educação e cultura em diferentes contextos, focalizando a memória enquanto processo e produto cultural e o papel desempenhado por ela na construção da velhice individual e social.

GE010    Estatística Aplicada à Pesquisa Gerontológica
Ementa: Estudo da lógica e da aplicabilidade dos principais tratamentos de análise estatística de natureza descritiva e inferencial, de caráter univariado, bivariado e multivariado. Análise crítica de artigos de pesquisa que adotam esses tipos de análises.

GE011    Seminários de Discussão de Casos Clínicos em Ambulatório de Geriatria
Ementa: Visa apresentar aos pós-graduandos as situações clínicas mais comuns, em nível da assistência ambulatorial aos idosos, enfocando-se o atendimento multiprofissional, de caráter interdisciplinar, comparando-se e integrando-se os elementos semiológicos obtidos através dos instrumentos e recursos para coleta de dados específicos de cada área profissional, em vista de uma avaliação global, qualificada e que melhor responda às demandas de saúde da população geriátrica no Brasil.

GE012    Seminários de Pesquisa em Gerontologia I
Ementa: O objetivo é colocar os alunos frente a situações de análise crítica de questões teóricas e metodológicas inerentes às investigações realizadas no Curso, mediante o comparecimento a 10 sessões de arguição pública de dissertações e de exames de qualificação realizados no Curso.

GE013    Seminários de Pesquisa em Gerontologia II
Ementa: O objetivo é expor os alunos ao compartilhamento de informações sobre as pesquisas em andamento no Curso e sobre a literatura a elas pertinente. A cada semestre letivo é feita uma definição do conteúdo especifico dessa atividade, dependendo das características do grupo e do progresso das linhas de pesquisa do Curso.

GE014    Habilitação Multiprofissional em Gerontologia
Ementa: Reflexão sobre conceitos de (re) habilitação multiprofissional na senescência e na senilidade. Considerações multiprofissionais de (re) habilitação em gerontologia.

GE015    Estatística Avançada Aplicada à Pesquisa Gerontológica
Ementa: Estudo de técnicas de amostragem, de métodos de análise multivariada e de modelagem matemática aplicados à pesquisa gerontológica.

GE016    Políticas de Saúde para a População Idosa
Ementa: Análise crítica da documentação brasileira sobre os vários domínios e níveis de atenção aos idosos ao longo do tempo, bem como a literatura epidemiológica e sociológica que permite conhecer as demandas desse segmento populacional. A disciplina contempla, também, a consideração das políticas vigentes em outros países.

GE017    Princípios Éticos na Assistência aos Idosos
Ementa: Estudo dos fundamentos da ética no atendimento em saúde e na pesquisa com idosos. A disciplina em literatura crítica e em análise de casos.

GE018    Qualidade de Vida na Velhice
Ementa: Estudo das dimensões socioeconômicas, ambientais, éticas, biológicas e psicológicas relacionadas a esse fenômeno de natureza multifatorial, expresso em condições objetivas e subjetivas em diferentes contextos.

GE019    Seminários de Discussão de Casos Clínicos II
Ementa: Sequência de seminários de natureza multiprofissional e interdisciplinar sobre casos ambulatoriais, com base na experiência clínica dos participantes e na literatura especializada.

GE020    Seminário de Pesquisa em Gerontologia III
Ementa: Discussão das pesquisas em curso no Programa, com a presença de docentes e de pesquisadores visitantes.

GE021    Seminário de Pesquisa em Gerontologia IV
Ementa: Discussão das pesquisas em curso de Programa, com a presença de docentes e de pesquisadores visitantes.

GE029    Tópicos Especiais em Gerontologia
Ementa: Trata de temas emergentes em Gerontologia e de interesse para as linhas de pesquisas do programa. 

GE030    Epidemiologia Aplicada à Gerontologia
Ementa: São apresentadas as bases para o estudo da epidemiologia, incluindo conceitos básicos, transições demográfica e epidemiológica, indicadores de saúde, sistemas de informação em saúde. Também são estudados os fundamentos do método epidemiológico e sua aplicação no campo da Gerontologia: epidemiologia descritiva, modelos de estudos em epidemiologia, delineamento de estudos, erros e viéses em pesquisas. Ênfase no planejamento de estudos epidemiológicos e na análise crítica de artigos científicos da área.