Fique de Olho!

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

Hemoterapia

Descrição:
Suprir a demanda atual do mercado de trabalho, que requisita, profissionais com especialização nas diversas áreas e níveis da Hemoterapia. A
hemoterapia moderna tem dado suporte a procedimentos e tratamentos mais intensivos e sofisticados como os transplantes de órgãos, quiomioterapia
anti-neoplasica, dialise, etc

Linhas de Pesquisa:

Administração e Controle de qualidade
Gestão, integração com a rede hospitalar e ambulatorial, segurança transfusional,implantação de programas de controle de qualidade (ISO) níveis de certificação. Políticas ambientais ou de sustentabilidade.

Fisiologia das células tronco
Estudos das propriedades das células tronco e células mesenquimais e sua diferenciação em tecidos, servindo como base a terapia celular

Histocompatibilidade
Visa o estudo dos complexos de histocompatibilidade, seleção de doadores de transfusão e transplante de órgãos bem como a imunidade ligada aos tecidos.

Imunohematologia
Visa o estudo dos grupos sanguíneos e a compatibilidade transfusional Hemoterapia 

Imunologia de transplantes
Visa otimizar os transplantes de medula óssea e órgãos sólidos no sentido de evitar a rejeição e estimular o efeito enxerto versus tumor. Recuperação imunológica pós transplante. E neoplasias secundárias a imunossupressão pós transplante.

Medicina transfusional
Clínica da transfusão, suporte aos procedimentos de tratamento anti-neoplásico e transplante de órgãos.

Terapia celular
Estabelecimento de princípios imunológicos e fisiológicos das células tronco e suas aplicações na medicina. Criopreservação de células tronco. Banco de sangue de cordão umbilical. Transplante de medula óssea.

Triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e hemovigilância
Visa desenvolver avaliações e investigações relacionadas com os métodos de triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e o risco transfusional bem como o processo de hemovigilância de pacientes e doadores. Investigação na área de avaliação de risco transfusional e efeitos adverso às transfusões.