Fique de Olho!

Procedimentos para Qualificação

A partir de 03/04/2017, o pedido para o Exame de Qualificação deverá ser solicitado pelo aluno, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmicahttps://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes

A solicitação deverá ser feita com antecedência de 30 dias antes da data marcada, após o aluno:

- ter cumprido todos os créditos exigidos pelo programa;

- ter realizado o exame de capacitação em Língua Inglesa;

- ter inserido no Sistema SIGA o parecer do Comitê de Ética com a aprovação do projeto.

 

Importante: 

É fortemente recomendado que o exame de qualificação seja solicitado ao PPGSC com antecedência mínima de 4 (quatro) meses antes da defesa de tese/dissertação.

Cabe ao Aluno e ao Orientador:

  • contatar os professores escolhidos para compor a Banca sobre a disponibilidade de data e horário, bem como entregar o artigo a ser apresentado e as respectivas cartas-convites que serão emitidas pela secretaria da Pós-Graduação e enviadas ao aluno por e-mail após a aprovação da banca pela Comissão do Programa.
  • providenciar a reserva da sala, bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada).
  • retirar a documentação que deverá ser assinada por ocasião da Qualificação na véspera ou no dia do exame, no atendimento da CPG.

Sobre o Exame:

O exame de qualificação será realizado perante uma comissão julgadora composta por três professores portadores de pelo menos o título de Doutor, com produção científica compatível com a exigida para o credenciamento no programa (pelo menos 3 artigos com fator de impacto maior que 1, nos últimos 3 anos).

O orientador deverá sugerir mais três nomes (2 titulares e 1 suplente) e encaminhá-los, via Sistema SIGA,  ao PPGSC que autorizará a composição definitiva da banca. O orientador do(a) candidato(a) tem participação obrigatória e será o Presidente da Comissão Julgadora.

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

A Comissão Julgadora elaborará um parecer final que será entregue à Comissão de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Neste parecer deverá constar se o(a) aluno(a) foi aprovado(a) ou reprovado(a).

Em casos de reprovação será permitida a realização de apenas mais um novo exame. O (a) aluno(a) reprovado(a) no Exame de Qualificação, poderá requerer um novo exame, com a mesma Banca Examinadora, no prazo de 30 dias após o primeiro exame.

Atenção:

Para agendamento de salas de aula e Anfiteatro no prédio da CPG, clique aqui 

Não fornecemos água ou café para a banca de qualificação e não será permitido coffee break no Anfiteatro e salas de aula da CPG/FCM.

A submissão do projeto ao Comitê de Ética deve ser feita via Plataforma Brasil e as informações sobre os aspectos éticos e procedimentos para submissão do projeto, consultar a página do Comitê de Ética da FCM: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/cep-comite-de-etica-em-pesquisa

Verificar com a secretaria do seu curso se todos os membros possuem cadastro vigente. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.

Videoconferência: Informar a necessidade de videoconferência na solicitação e verificar na página Suporte para Videoconferência os procedimentos para reserva do equipamento necessário e do serviço de suporte.