Fique de Olho!

  Processo Seletivo 1° semestre/2020 - Edital
 
 O “Hotmail” não recebe e-mail enviado pela UNICAMP, portanto os alunos devem informar à Secretaria
      um e-mail alternativo.
 

  Disciplinas e Horários - 2º semestre/2019
 
  Calendário Acadêmico Pós-Graduação
   
  Agenda de Defesas e Qualificações, clique aqui
      Formulário de participação - clique aqui
 

Procedimentos para Defesa

A partir de 03/04/2017, a solicitação da Defesa  deverá ser feita pelo aluno, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmicahttps://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes

A solicitação deverá ser feita com 60 dias de antecedência.

A SALA DEVERÁ SER PREVIAMENTE AGENDADA PELO ALUNO.

Procedimentos gerais para solicitação de defesa Clique Aqui!

Procedimentos específicos do curso:

A solicitação deverá ser feita, impreterivelmente, com antecedência de 60 dias antes da data marcada, após o aluno: 

  • Ter concluído todos os créditos em disciplinas
  • Ter sido aprovado no Exame de Qualificação
  • Ter comprovadamente submetido à publicação o artigo da Qualificação. (LILACS ou SCIELO para o Mestrado e MEDLINE para o Doutorado)
Para alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2015:
Para cadastramento de docentes externos:
ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as defesas e não será permitido a realização de coffe break no Anfiteatro da CPG/FCM.

 

Outras orientações:

Os co-autores do trabalho científico e os coorientadores não poderão participar da Comissão Julgadora nem como titular nem como suplente (norma geral da Universidade). Também não poderão fazer parte da banca pessoas que possuam algum grau de parentesco com o aluno ou com o orientador.

O coorientador terá o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação/Tese e na Ata de defesa e na impossibilidade de participação do orientador na banca examinadora, este será substituído pelo Coorientador.

A inclusão de coorientadores no Sistema SIGA só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. Esta solicitação é de responsabilidade integral do orientador/aluno que deverá providenciá-la com antecedência mínima de 6 meses antes da data prevista para a defesa.

  • Banca Examinadora do Mestrado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SCA os nomes de três membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp) e dos dois suplentes (um externo e um da Unicamp).
  • Banca Examinadora do Doutorado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SCA os nomes  de cinco membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros da Unicamp) e dos TRÊS suplentes (Sendo que pelo menos um dos suplentes deve ser externo à Unicamp).

Os docentes indicados devem ter produção científica compatível com a exigida para o credenciamento no programa (pelo menos 3 artigos com fator de impacto maior que 1, nos últimos 3 anos).

Importante: São considerados membros internos da Unicamp todos os docentes, funcionários ou alunos que têm vínculo direto com a Universidade bem como aqueles que encerraram o seu vínculo a menos de 5 anos.

O aluno deverá contatar os membros da Banca Examinadora sobre a disponibilidade de data e horário, entregar os convites para participação na Banca e providenciar todo o material audiovisual a ser utilizado durante a apresentação do trabalho (caso não tenha disponível na sala agendada).

O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes)  juntamente com o convite emitido pela secretaria do programa com antecedência de 30 dias.

  • Modelo para exemplar final (português), clique aqui
  • Modelo para exemplar final (português/inglês), clique aqui
  • Manual para elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações, clique aqui

Procedimentos pós-defesa:

Consulte as orientações pós-defesa, na página da pós-graduação.