Fique de Olho!

O Edital de seleção para ingresso no 1º semestre de 2020 (Mestrado e Doutorado) já foi publicado! Consulte aqui.

Histórico e evolução

O Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia, criado em 1990, é um programa consolidado, contando hoje com mais de 800 dissertações e teses concluídas. Inclui mestrado e doutorado visando a formação de pesquisadores-docentes qualificados, com um enfoque bem direcionado para metodologia de investigação científica. Sua estrutura apresenta desde 2012 três áreas de concentração (Fisiopatologia Ginecológica, Saúde Materna e Perinatal, e Oncologia Ginecológica e Mamária).

As linhas de pesquisa passaram por uma grande reformulação em 2007 para adequá-las à maior especificidade do conteúdo da pós-graduação strictu sensu e dos projetos relacionados. As ementas das linhas também foram revisadas, algumas recentemente canceladas e incorporadas a outras e todas as 16 linhas atuais estão ativas e apresentam projetos concluídos e/ou em andamento e publicações.

O Programa atingiu a nota máxima na avaliação da Capes no triênio 2010/2012 e tem conseguido manter desde então, com plena consciência da responsabilidade e desafio que esse conceito implica para todas as atividades e tem procurado adequar toda sua estrutura e estratégias para continuar merecendo essa qualificação.

De maneira geral o foco do Programa tem sido para o fortalecimento de seus grupos de pesquisa, incluindo a necessária interlocução com outros grupos de pesquisa internacionais na mesma área, e também para a consequente tendência de internacionalização de sua produção científica e acadêmica. O Programa tem investido naquilo que entende como profissionalização da atividade científica e acadêmica.