11º CPEM: Roberto Romano faz conferência de encerramento sobre ética e responsabilidade

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 24/04/2018 - 16:15

O filósofo da Unicamp Roberto Romano fez a conferência de encerramento do 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM). O tema foi Considerações sobre o princípio ético da responsabilidade. Para a conferência, Romano separou vários temas sobre ética, bioética, educação e política que tratavam da noção de responsabilidade. De acordo com Romano, a responsabilidade tem dupla face: a impessoal e a subjetiva.  “Na primeira, assumimos ou não as tarefas a nós atribuídas e por nós aceitas”, explica o filósofo da Unicamp.

Referindo-se a Weber, Marx, Platão, Kant, Hans Jonas entre outros filósofos e pensadores antigos e contemporâneos, Romano lembrou ao público presente, que, antigamente, as pessoas perguntavam se a culpa pelas desgraças seria dos deuses. “Hoje, elas interrogam a ciência, a técnica, os alvos humanos. A busca de culpados mostra que tais problemas são discutidos sob o signo das paixões e do medo”, refletiu Romano.

Adentrando no campo da educação, segundo Romano os dilemas do ensino empenham numerosos atores e campos: antropológicos, doutrinários, financeiros, políticos, econômicos, sociais, éticos. Cada terreno é um leque de posições conflitantes. Na educação tecnológica atual, a escolha de uma via é mais cheia de riscos do que nos tempos passados. “O mais relevante alvo do ensino, inclusive médico, é preparar estudantes para o juízo prudente e próprio, o maior esteio da ética”, aconselhou.

Leia o texto Considerações sobre o princípio ético da responsabilidade, escrito por Roberto Romano.

Após a conferência, o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, fez o encerramento oficial do Congresso. Durante, três dias, forma mais de 45 oficinas, palestras, conferências e mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos que reuniu aproximadamente 600 congressistas de escolas de Medicina de todo o Brasil, especialmente do Estado de São Paulo.

11º CPEM

Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Leia as matérias publicadas nos primeiro e segundo dias do Congresso:

Abertura tem conferência sobre profissionalismo docente e apresentação musical

Eu sou você amanhã e o X da aprendizagem

Assédio moral na Residência Médica

Simulação realista no tratamento de urgências

Mídias sociais e o estudante de medicina

A importância da Educação Geral para a formação ética e profissional

Dicas para o sucesso das mudanças curriculares

Tecnologia que impulsiona a atividade humana

O homem é um ser biopsicossocial com muitas variáveis