4ª Turma do Curso de Medicina da Unicamp comemora 50 anos de formatura: "Dar amor, curar a dor e fazer feliz quem quer viver"

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 21/10/2021 - 16:23

“Fizemos os mais sisudos de nossos professores sorrirem [...] trouxemos leveza ao curso de medicina [...] Dar amor, curar a dor e fazer feliz quem quer viver. Foi isto que esta escola fez de nós. Médicos, no sentido mais pleno da palavra”, disse o médico Sérgio dos Passos Ramos sobre a característica principal da 4ª Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp: a alegria. Leia o discurso na íntegra, aqui.

Realizada na última sexta-feira (15), a sessão solene de comemoração aos 50 anos de formatura da 4ª Turma de Medicina contou com a participação de 42 egressos, amigos, familiares, professores homenageados e autoridades da universidade.

“Para ser médico é preciso, antes, ter um dom, um talento, ter nascido para tal. Além disso, é preciso saber se doar, ter afeto, carinho e amor. Somente assim é possível aguentar aquilo que a profissão exige de nós: que engulamos as lágrimas e sorriamos com vontade de chorar. Trabalhamos muito. Somos muito criticados. Às vezes não nos entendem, mas não desistimos. Vocês são vitoriosos, campeões da boa vontade”, disse aos decanos, o professor emérito da Unicamp, José Martins Filhos. Reitor da Unicamp na gestão 1994 – 1998 e diretor da FCM na gestão 1988 – 1990. Martins Filho foi um dos professores homenageados da turma.

Em sua mensagem de felicitações à quarta turma, alusiva ao Dia do Professor, também comemorado em 15 de Outubro, o diretor da FCM e presidente da sessão solene, Luiz Carlos Zeferino, falou sobre a iniciativa da faculdade – iniciada em 2018 – de homenagear o Jubileu de Ouro dos egressos do curso médico. “Cada turma de Medicina que se forma é o resultado mais precioso que temos na faculdade. É uma honra, como diretor da FCM, poder homenagear a 4ª Turma. Muitos de vocês foram meus professores”, comentou.

Emocionado, o também professor emérito da Unicamp, Adil Muhib Samara, agradeceu aos decanos da 4ª Turma de Medicina pela oportunidade da homenagem. “Muitos de vocês quando me encontram dizem “o senhor fez o que pôde, valeu professor”. Isso equivale para mim como a um diploma. Um diploma que não se consegue ao final do curso, mas que se consegue enquanto professor,  que é o de ter a bem querência daqueles que me aceitaram e ouviram”, disse.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento: a fundadora do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância da FCM Unicamp, responsável pela implantação do programa da triagem neonatal na região de Campinas, Silvia Regina Brandalise; o chefe fundador do Serviço de Endoscopia do Hospital Fundação Centro Médico de Campinas, Nelson Ary Brandalise; o diretor geral da Associação de Ex-alunos e Amigos (ALUMNI) da FCM, Gustavo Pereira Fraga, e o vice-presidente da ALUMNI, Jorge Curi.

Assista a solenidade na íntegra.

Assista o apanhado geral da programação, que além da solenidade formal no Auditório, também teve plantio de árvore e descerramento de placa da turma no Jardim Memorial.

Parceria na realização de eventos

Considerando o cenário de retomada dos eventos presenciais, para a realização da solenidade de comemoração dos 50 anos de formatura da 4ª Turma de Medicina, a FCM contou mais uma vez com o apoio da ALUMNI e da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) e parceria das empresas Joalheria Marcello Campos, N’s Ideias, Diomar Benites - Gestão de Negócios Imobiliários, Restaura Móveis e Kopenhagen, que possibilitaram, além da decoração exuberante, a entrega de mimos aos convidados.

“Para nós da Kopenhagen, participar de uma solenidade tão importante como essa, realizada no contexto das comemorações do Dia do Professor e Dia do Médico é um momento ímpar. Ficamos muito honrados de poder homenagear aqueles que dedicaram suas vidas em prol da saúde e bem-estar da população”, disse a empresária Léa Zogbi, proprietária de três lojas da marca, em Campinas e Paulínia.

Para a gestora de negócios imobiliários, Diomar Benites, a parceria da FCM com setores das iniciativas privada serve de importante estímulo ao terceiro setor. “Nesses meses de pandemia, muitos empreendedores foram fortemente impactados. Poder contar com um espaço de visibilidade de nossos produtos e serviços é crucial nesse momento”, comentou a corretora, responsável pela negociação de empreendimentos imobiliários, no Brasil e exterior.

Fotos do evento