Alunos da FCM têm aula internacional sobre farmacogenômica e terapia individualizada

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 26/08/2019 - 12:11

Federico Innocenti, médico da Universidade de Pisa, na Itália, e professor na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, esteve de 13 a 16 de agosto participando de diversas atividades na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Federico veio à Unicamp falar sobre farmacogenômica e terapia individualizada.

Estudantes de pós-graduação em Farmacologia, Ciências Médicas e Ciências Farmacêuticas e de graduação em Farmácia assistiram aulas no auditório Paulistão. Os temas foram Applying cancer genome mutations to individualize therapy e Variability in drug response and pharmacogenomics. Ele também participou da XIV Semana Acadêmica de Farmácia com a palestra Precision Medicine and Methodological Attention.

“Marcadores genômicos podem ser usados para identificar tipos de resposta ao tratamento farmacológico”, explica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp e também do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da FCM.

Innocenti possui reconhecimento internacional com mais de 230 trabalhos publicados em farmacogenômica e mais de 5.500 citações. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Farmácia e diretor do Centro de Farmacogenômica e Terapia Individualizada da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

A parceria com Frederico começou com um estágio no exterior em andamento, com financiamento da FAPESP da doutoranda em Ciências Médicas Júlia Coelho França Quintanilha. Ela está em Chapel Hill, sob supervisão de Frederico.

"Com esta visita à Unicamp se estabeleceu uma maior proximidade entre os pesquisadores e abertura para envio de novos alunos, possíveis projetos de pesquisa em colaboração e parceria em cursos tanto de graduação como pós-graduação", explica Patrícia.

A visita de Innocenti foi financiada com recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP/CAPES) dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e de Farmacologia, como também pela PRP/FAEPEX pelo Edital de Projetos de Linha de Extensão, na modalidade Vindas de Professores Visitantes, coordenado por Patrícia Moriel.