Alunos do cursinho OZilda visitam MASP e museu Afro-Brasil, em São Paulo

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 25/06/2019 - 14:52

No mês de maio, cerca de 35 alunos do cursinho popular OZilda fizeram um tour por São Paulo. Inicialmente, eles visitaram a exposição de Tarsila do Amaral, no MASP. Tarsila é expoente do Modernismo Brasileiro e uma das mais importantes artistas da história do Brasil, com quadros como Abaporu, Os Operários e A Negra. A obra de Tarsila é frequentemente cobradas nos vestibulares da Unicamp, Fuvest, Unesp e Enem.

À tarde, eles visitaram o Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera. O museu conta com um acervo de 10 mil obras sobre a cultura afro-brasileira, sendo um dos maiores do hemisfério Sul. A visita durou cerca de quatro horas e foi guiada por historiadores do grupo Paleta Cultura. Semelhantemente ao MASP, a importância dessa atividade com os alunos vai além de um bom desempenho nas provas, de acordo com os coordenadores do cursinho OZilda.

“A necessidade do reconhecimento e valorização da imensa contribuição da cultura negra no Brasil, que geralmente não tem o espaço que deveria nos circuitos artísticos mais tradicionais e as obras de Tarsila fomentaram importantes reflexões, não só sobre o passado de nosso país, mas também sobre nosso presente e futuro”, disse Lucas Rodrigues, vice-presidente do cursinho OZilda.

Veja aqui as fotos do passeio dos alunos do cursinho OZilda ao MASP e ao museu Afro-Brasil.

O cursinho OZilda é gratuito e é um preparatório pré-vestibular promovido por estudantes de medicina da Unicamp. Para esse ano, cerca de 200 pessoas se inscreveram e 186 foram selecionados para a segunda etapa. As entrevistas aconteceram na primeira semana de fevereiro.