Aula inaugural da Liga de Ortopedia reúne cerca de 80 alunos

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 28/08/2019 - 08:56

No início de agosto, aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a aula inaugural de 2019 da Liga de Ortopedia da Unicamp. A aula inaugural foi ministrada por José B. Volpon, professor do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Volpon falou sobre História da Ortopedia.

Cerca de 80 alunos de graduação em Medicina, além de médicos ortopedistas, professores e médicos-residentes do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM assistiram a aula inaugural. A Liga de Ortopedia é coordenada pelos alunos de graduação em Medicina Vitorugo Silvestre Nascimento, Rafaella Camilo e Roberta Rocha Gomes. A orientação é dos professores Rodrigo G. Pagnano e Alberto Cliquet Jr.

De acordo com Vitorugo Nascimento, a Liga de Ortopedia foi criada em 2017 com foco nos alunos do primeiro e segundo ano, que podem ampliar o contato com a especialidade. A Liga de Ortopedia inclui aulas teóricas que acontecem às quintas-feiras, passando por plantões no Pronto-Socorro, nos Ambulatórios e atividades como oficinas de imobilização, Workshop de Medicina e o Unicamp de Portas Aberta e até a participação no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Em todo esse processo atuam dos professores do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, que orientam e ajudam na organização das atividades.

“Acreditamos que as Ligas Acadêmicas são muito importantes na formação do aluno na medida em que nos aproximam de temas mais específicos, tanto na teoria quanto na prática e permite que tenhamos determinadas experiências que, talvez, só teríamos durante o internato médico ou até mesmo durante a residência médica. As Ligas Acadêmicas proporcionam uma aproximação dos professores e alunos, a ampliação da rede de contatos, a possibilidade de realizar iniciações científicas, estágios de férias e intercâmbios”, explicou Vitorugo Nascimento.