Aula magna em gerontologia, saúde, interdisciplinaridade e reabilitação e lançamento do livro Fibra 80+

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 08/04/2019 - 11:45

No mês de março, aconteceu a aula inaugural dos programas de pós-graduação em gerontologia e em saúde, interdisciplinaridade e reabilitação. A palestra de abertura foi Políticas públicas do idoso, com Adilson Rocha Campos, da PUC-Campinas. Em seguida, André Fattori, da Unicamp, falou sobre os conceitos atuais da fragilidade do idoso e Ana Carolina de Marchi, da Universidade de Passo Fundo, falou sobre as aplicações e implicações da tecnologia na qualidade de vida dos idosos.

A mesa de abertura contou com a participação de Cláudia Vianna Maurer Morelli, coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM; Lúcia Figueiredo Mourão, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia e Adriana Lia Friszman de Laplane, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, ambos da FCM.

Octagenários em Campinas

À tarde, ocorreu o lançamento do livro Octogenários em Campinas – Dados do Fibra 80+. O livro foi organizado por Anita Liberalesso Neri, Flávia Silva Arbex Borim e Daniela de Assumpção. O Estudo Fibra foi realizado entre 2008 e 2009 com 900 participantes de 65 a 97 anos. Cerca de oito anos mais tarde, 167 idosos do estudo original que completaram 80 anos ou mais no decorrer de 2016 participaram de nova coleta de dados.

Um dos objetivos do livro é atrair novos pesquisadores para o tema e também dar uma devolutiva à população das pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação em gerontologia da FCM. “Graças a tradição de pesquisa sobre velhice estabelecida pela Unicamp nos últimos 20 anos, existe uma considerável quantidade de dados sobre a saúde e bem-estar dos idosos”, comenta Anita, pioneira em pesquisas com idosos em Campinas.