Campanha de Conscientização sobre Voz e Ruído 2019 atendeu centenas de pessoas

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 07/05/2019 - 10:07

De 22 a 25 de abril, o curso de Fonoaudiologia promoveu mais uma Campanha de Conscientização sobre Voz e Ruído. A campanha é feita todos os anos e envolve duas datas especiais para a Fonoaudiologia: o dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz; e o dia 24 de abril, Dia de Conscientização sobre o Ruído.

Neste período, alunos de todos os anos do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp realizaram atividades em diferentes locais dentro e fora da Unicamp. Dentro da Unicamp as atividades se concentraram no Cepre, Hospital das Clínicas e Ciclo Básico e fora da Unicamp as atividades ocorreram nos territórios em que os alunos possuem disciplinas práticas como São Marcos, Jardim Eulina e Rosália.

De acordo com as organizadoras da campanha, Ana Carolina Constantini, Helenice Yemi Nakamura, Maria Isabel Ramos do Amaral, centenas de pessoas participaram das atividades que consistiram em orientações à população a respeito de cuidados vocais e impactos do ruído na saúde auditiva. Diversas escolas dos territórios atendidos pelas disciplinas práticas do curso receberam intervenções em formas de oficinas com alunos e professores e materiais de apoio foram entregues tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde dos bairros.

“Além da integração dos alunos na organização da Campanha, há integração também durante a realização das atividades, por exemplo, nas ações desenvolvidas no Ciclo Básico da Unicamp, que foram realizadas em conjunto por alunos ingressantes do primeiro ano do curso e os veteranos do quarto ano, possibilitando uma troca interessante de experiências e saberes”, explica a fonoaudióloga Ana Carolina Constantini.

Texto: Ana Carolina Constantini e Edimilson Montalti