Cirurgia inicia maratona de apresentações de trabalhos de médicos-residentes da Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em ter, 11/02/2020 - 12:36

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp deu início na sexta-feira (7) à maratona de apresentações de trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) dos médicos-residentes da faculdade. No Salão Nobre, aconteceu VIII Assembleia Cirúrgica e no anfiteatro do Departamento de Cirurgia aconteceu a 1ª Assembleia Multidisciplinar em Terapia Intensiva da Unicamp. Até o final de fevereiro, 280 médicos-residentes vinculados aos 89 programas de Residência Médica devem apresentar seus trabalhos.

Na VIII Assembleia Cirúrgica, os residentes concluintes dos programas de Cirurgia Geral e Especialidades Cirúrgicas apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). Veja aqui a lista dos trabalhos apresentados.  O cirurgião João de Souza Coelho Neto, médico assistente do Grupo de Esôfago, Estômago e Duodeno, do Departamento de Cirurgia FCM da Unicamp, fez a palestra de abertura. Ele abordou o uso da cirurgia robotórica. “Essa tecnologia permite uma melhor precisão cirúrgica e evita tremores comuns em cirurgias abertas de difícil acesso”, explicou o especialista.

Na 1º Assembleia Multidisciplinar em Terapia Intensiva, os residentes que apresentaram seus trabalhos foram da disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica, que é multidisciplinar e forma médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Veja aqui a lista dos trabalhos apresentados. Cláudio Saddy Rodrigues Coy, diretor associado da FCM, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e a iniciativa do Departamento de Cirurgia. De acordo com o professor e coordenador do Departamento de Cirurgia da FCM, o urologista Ubirajara Ferreira, muitos dos TCCS apresentados são publicados em revistas especializadas.

À noite, os médicos-residentes vinculados a ambos os programas da Cirurgia se encontram para uma confraternização. A residência médica é considerada um curso de pós-graduação lato sensu e a FCM foi a primeira faculdade a atribuir o título de pós-graduação aos seus residentes. A obrigatoriedade da apresentação de TCCs teve início em 2011. Veja aqui a matéria.