Coloproctologia da FCM é premiada em Congresso Brasileiro na área

Enviado por Camila Delmondes em ter, 02/10/2018 - 14:51

Desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e no Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais, duas pesquisas orientadas pela coloproctologista e docente do Departamento de Cirurgia, Raquel Franco Leal, receberam três prêmios durante o 67º Congresso Brasileiro de Coloproctologia (CBP), realizado pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), em Gramado, Rio Grande do Sul, de 19 a 22 de setembro.

Primeiro lugar na categoria Tema Livre Oral, a pesquisa “Identificação do perfil transcricional imunológico do tecido adiposo mesenterial de pacientes com doença de Crohn” teve como autores, os pesquisadores Francesca A. Ramos Silva, Lívia Bitencourt Pascoal, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, Azucena Salas, João José Fagundes e Raquel Franco Leal. Veja o certificado.

O estudo também foi contemplado com o Prêmio Angelita Habr-Gama, criado em homenagem à médica e primeira mulher titular em cirurgia da Universidade de São Paulo (USP), Angelita Habr-Gama, reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de um método de tratamento do câncer de reto que combina radioterapia e quimioterapia e que evita a amputação do órgão. Veja o certificado.

Ainda na categoria Tema Livre Oral, premiado em Segundo Lugar, o trabalho intitulado “Avaliação dos níveis séricos da resolvina D2 em pacientes com doença de Crohn” teve como autores, os pesquisadores Lívia Bitencourt Pascoal, Bruno Rodrigues Lima, Luis Eduardo Miani Gomes, João José Fagundes, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, Lício Augusto Velloso e Raquel Franco Leal. Veja o certificado.

Em sua 67ª edição, o congresso da SBCP teve como convidados da programação científica realizada de 20 a 22 de setembro, 242 especialistas do Brasil, de diversos estados, e nove especialistas do exterior, oriundos dos Estados Unidos, Argentina, França, Canadá e Portugal. O evento também contou com atividades pré-congresso, no dia 19, com cursos específicos sobre Assoalho pélvico, Doenças Orificiais, Colonoscopia, Doenças Inflamatórias Intestinais, Colposcopia Anal e IST e Cirurgia Laparoscópica Colorretal. Veja o registro fotográfico do evento.