Concurso de Fotografia: Saúde Mental em Foco

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 06/08/2019 - 09:08

A Liga de Psiquiatria da Unicamp apresenta o concurso de fotografia Saúde Mental em Foco. A iniciativa visa estimular o recurso artístico da fotografia como uma proposta de ressignificar a forma que olhamos para nossos sentimentos.

O ato de fotografar materializa com eficácia o ato de olhar. A imagem fotográfica identifica-se com a imagem mental, não apenas no âmbito de passagem do mundo exterior para o interior – como no processo psíquico de registro, fixação e recuperação da imagem – mas também na evocação, acumulação e desdobramento daquilo que é registrado. A tomada fotográfica, assim, se refere a um olhar dotado de características próprias, tanto no ato de leitura de uma determinada foto, como fundamentalmente no próprio ato de tomada dela.

Também pode ser vista como uma forma de encontrar um lugar no mundo, mesmo que este possa ser vivenciado como algo estrangeiro e opressor, pois possibilita relacionar-se com ele de modo distanciado. É, portanto, um documento pessoal de como enxergamos o mundo. Dessa forma, como será que estamos olhando para o afeto no nosso cotidiano?

A partir desse questionamento, o concurso terá como tema "QUAL O LUGAR OCUPADO PELO AFETO?".

Inscrição

Para participar basta mandar um email para concursosaudementalemfoco@gmail.com, 
contendo as seguintes informações:
_________________________________________________
- Nome completo e idade
- Cidade em que vive atualmente
- Graduação/Profissão que realiza 
- Uma (1) fotografia autoral 
- A história por trás dessa fotografia, contendo no máximo 15 linhas
_________________________________________________

As inscrições para o concurso estarão disponíveis até o dia 22/09. 
O resultado será divulgado no dia 27/09!!

Premiação

Haverá premiação para as duas primeiras fotografias melhor avaliadas pelos coordenadores da Liga de Psiquiatria da Unicamp:

1ºLugar: prêmio em dinheiro + produto

2ºLugar: prêmio em produto

*Destacamos que o intuito é a participação das pessoas em contextos mais artísticos, de tornarem suas rotinas como artes de si. Ao final do ano, temos a intenção, se for autorizada pela pessoa participante, de realizar uma exposição na FCM, mostrando todas as fotografias participantes!