Cremesp lança livro gratuito sobre assédio moral na formação médica

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 06/06/2019 - 14:25

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou, no dia 15 de maio, o livro Assédio Moral na Formação Médica: conscientizar para combater. O livro foi organizado por Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo e Elio Belfiore, médico anestesiologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O livro traz ainda um capítulo escrito por José Hélio Zen Júnior, também médico anestesiologista formado pela FCM.

De acordo com os organizadores, durante o período de formação, o futuro médico enfrenta várias dificuldades, desde o vestibular até o período de residência-médica, quando escolhe uma especialização. “Há vícios acadêmicos e hábitos destrutivos, como o assédio moral, que pode trazer consequências ao longo da carreira do médico. Este livro serve de guia para promover a reflexão sobre o assédio moral”, escrevem os organizadores na introdução do livro.

Considerações sobre relações interpessoais no trabalho

José Hélio Zen Júnior e José Natal, pontuamnesse capítulo do livro que hoje predominam como fatores de insalubridade no trabalho as questões psicossociais, que culminam na forma como se constroem relações interpessoais no ambiente de trabalho. “Porém, o limite entre um comportamento exigente e um abusador por parte do superior acaba sendo tênue”, escrevem os autores.

De acordo com Jellin Chiaoting Chuang e Jéssica Bistafa Liu, o assédio tem  como fundamento a existência de uma relação desigual de poder ou força entre o agressor e a vítima e caráter subjetivo. “Há cinco grandes categorias de assédio: verbal, físico, acadêmico, sexual e discriminação de gênero”, escrevem as médicas no capítulo Como reconhecer o assédio moral?

O livro Assédio Moral na Formação Médica: conscientizar para combater é divido em 10 capítulos e é gratuito. Baixe aqui a versão em PDF. Alguns exemplares estão disponíveis no Espaço Literatura, no saguão do prédio-sede da FCM. Mais informações no site do Cremesp.