Cultura indígena inspira exposição na FCM até dia 28 de agosto

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 09/08/2019 - 09:59

A exposição é em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto

O artista plástico Elvis da Silva expõem até o dia 28 de agosto na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp 30 novos quadros com temática indígena. A exposição é em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. A abertura da exposição aconteceu no dia 6 de agosto, no Espaço das Artes da FCM.

"Essa exposição é uma homenagem singela dentro da temática indígena que pinto há mais de 20 anos. Vivi durante três anos na Amazônia. Muitas imagens são inspiradas em paisagens que lembro. Outras, são de fotos antigas. Sou o único pintor vivo que tem o maior acervo de quadros sobre a cultura indígena e africana na América", explica Elvis.

Natural e Pirassununga, SP, Elvis da Silva trabalha com diversas tintas ou pigmentos, acrílico, aquarela, óleo, nanquim e grafite. Idealizou uma nova técnica de pintura chamada de técnica de observação no escuro (TOE). A técnica consiste em ativar, por meio de cores vibrantes, as células-cones responsáveis pela interpretação de cores, propiciando a ocorrência de alguns fenômenos óticos quando da fixação do olhar em um ambiente de penumbra.

O artista expõe desde 2002 com uma produção intensa. Seus temas preferidos são a cultura indígena, africana, a história do Brasil e de Campinas. Seus trabalhos ilustram livros didáticos e paradidáticos e suas pinturas já serviram de inspiração para estampas de coleção de roupas de praia. No caso da cultura negra, seus quadros chegam a medir até 16 metros quadrados e ocupam áreas imensas.

Exposição Diversidade, Brasil
Artista Elvis da Silva
De 6 a 28 de agosto, das 8 às 19 horas
Espaço das Artes da FCM, saguão do prédio-sede da FCM, acesso pela rua Albert Sabin, s/nº, cidade universitária Zeferino Vaz, Unicamp
Entrada franca