Docente da FCM integra GT do Denatran para redução de mortes e lesões no trânsito

Enviado por Camila Delmondes em seg, 07/06/2021 - 13:59

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou, no dia 31 de maio, a Portaria nº 649 que instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para a segunda fase de revisão e análise do Pilar 5 - Atendimento às Vítimas, do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga, integra a equipe como representante suplente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado do Distrito Federal (SBAIT).

Gustavo Fraga, que coordena a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM e também é membro representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), explicou que o processo de revisão incorpora a abordagem de Visão Zero, que parte do princípio de que de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

“Essa perspectiva pode salvar muitas vidas, já que o PNATRANS norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. O que mais salva vidas no trauma não é robô, não é helicóptero, mas, sim, organizar o sistema de atendimento”, disse.

No mesmo dia de publicação da portaria, o Ministério de Infraestrutura (MINFRA) realizou uma live em seu Canal no Youtube, com a participação de especialistas, nacionais e internacionais, em segurança viária. Na ocasião, foram apresentados dos avanços na revisão do PNATRANS, um dos temas-chave da Agenda Regulatória do DENATRAN para 2021.

Participaram do evento do MINFRA como convidados, o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa; o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro; o especialista em Visão Zero e Estratégias de Segurança Viária (Holanda), Fred Wegman; o Conselheiro Sênior de Mobilidade Urbana do WRI, Sergio Avelleda; o coordenador nacional da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Dante Rosado, os analistas seniores de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Diogo Lemos e Andressa Ribeiro; além dos coordenadores e secretários executivos dos Grupos de Trabalho de revisão do PNATRANS.

Assista o evento na íntegra, aqui.