Docente da Tocoginecologia, Lucia Paiva recebe o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 20/12/2019 - 10:54

A médica ginecologista e professora titular do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Lucia Helena Simões Costa Paiva, foi a docente da faculdade laureada, em 2019, com uma das mais altas honrarias da universidade: o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 13 de dezembro, na sala do Conselho Universitário, na ocasião da sessão solene de entrega dos prêmios institucionais de 2019, conferidos pela Unicamp à comunidade docente, a saber: Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Dedicação ao Ensino de Graduação, Pesquisa e Inovação. Veja matéria aqui.

Instituída na década de 1990, a distinção é conferida anualmente aos docentes da Unicamp que se destacaram em suas funções de docência, pesquisa e extensão, buscando reconhecer o desempenho acadêmico excepcional demonstrado pelo profissional em seu relatório de atividade.

Na FCM, Lúcia Paiva construiu toda a sua carreira, tendo realizado a graduação (1984), o mestrado (1993), o doutorado (1997) e diversas outras especializações. Em 2006, tornou-se livre docente em Tocoginecologia pelo trabalho “Densidade mineral óssea areal, volumétrica e dimensões ósseas em adolescentes femininas: associação com desenvolvimento puberal e composição corporal”.

Na atualidade, Lucia atua nas áreas de osteoporose, terapia hormonal, menopausa, sexualidade e climatério. É diretora da Divisão Clínica de Ginecologia do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism e professora responsável pela disciplina de Metodologia de Pesquisa em Reprodução Humana do Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia da FCM.

Ao todo, 20 docentes da Unicamp foram contemplados com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz. Veja a relação completa dos premiados, aqui.

“Receber esse prêmio nesse momento da minha carreira é muito gratificante. É como se coroasse toda uma trajetória ao longo dos anos, na Unicamp”, disse Lucia sobre o reconhecimento obtido.

Tendo atuado na Unicamp, em diversas áreas relacionadas à Saúde da Muller, Lúcia fez questão de mencionar o apoio de diversos profissionais ao longo de sua carreira. “Juntos, ficamos mais fortes e conseguimos mais coisas. Ninguém faz nada sozinho. Como filha da Unicamp, fico lisonjeada pelo apoio que recebi por todos esses anos. Fico muito feliz por ter recebido esse prêmio por fazer aquilo que mais gosto de fazer”, acrescentou.