Encontro “Ciência além das salas de aula” chega a sua terceira edição, novamente realizado em plataforma on-line

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 12/08/2021 - 11:20

Nos dias 9 de 10 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) em parceria com a Comissão de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Escola de Extensão (Extecamp) da Unicamp, realizou o III Encontro Ciência além das salas de aula". Destinado aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais Dom Barreto e Maria Neiva, de Campinas, o curso aconteceu em plataforma on-line, na modalidade de Ensino a Distância.

De acordo com a responsável pela iniciativa, Raquel Franco Leal, o curso contou com aulas teóricas e interação ao vivo dos estudantes com professores e pós-graduandos da FCM, em atividades práticas realizadas no Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) da FCM e Gastrocentro da Unicamp. Também foram realizados testes on-line dos conhecimentos adquiridos em cada etapa do curso, cuja infraestrutura on-line teve como responsável o funcionário do setor de Informática do Gastrocentro, Carlos Fernando Papotti.

"Mostramos aos alunos do ensino médio, o papel fundamental da Universidade no desenvolvimento de pesquisas revertidas para a sociedade. Apesar da distância, conseguimos aproximar a Universidade da sociedade e cumprir uma importante função da nossa instituição, que é a extensão dos nossos conhecimentos à comunidade", disse Raquel.

Além de Raquel Leal, a mesa de abertura do curso contou com a presença da coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Cláudia Vianna Maurer Morelli; do coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM, Rodolfo de Carvalho Pacagnella; e do coordenador do PPGCC da FCM, Alberto Cliquet Júnior. As atividades do curso também foram acompanhadas pela Diretora de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Maristela Coccia Moreira de Souza.

A 3ª edição do Encontro Ciência além das salas de aula” contou, também, com palestras de professores, pesquisadores e profissionais de saúde renomados da universidade, das mais diversas áreas de atuação, dentre os quais, João José Fagundes, Wagner Fávaro, Michel Camargo, Iris Torriani, Marta Cristina Teixeira Duarte, Ilka Boin e Rosangela Angelo Vanzella Ribeiro da Silva.