Ensino virtual prepara alunos de Medicina para projetos de Iniciação Científica

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 28/09/2020 - 11:54

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para o curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. As atividades presenciais dos alunos foram suspensas no dia 13 de março e um novo cronograma foi elaborado e adaptado ao Ensino à Distância (EAD), evitando prejuízos ao andamento das atividades.

Uma das disciplinas que precisou ser repensada e adaptada à nova plataforma de ensino foi a de Prática de Ciências I (MD141), também conhecida como IPC. Essa disciplina é ministrada durante o 1º semestre do curso de Medicina e aborda a pesquisa científica na área médica e suas características. Os seus objetivos principais são que os alunos desenvolvam habilidades para: a análise crítica e construção do conhecimento científico, a busca da informação e suas evidências científicas, e elaborem um projeto de pesquisa em nível de iniciação científica.

“Os alunos tiveram aulas suspensas apenas por uma semana. A partir de então, passaram a contar com atividades semanais através da plataforma Google Clasroom, incluindo aulas gravadas e discussões em pequenos grupos com reuniões online (via Whatsapp, Google Meet, etc)”, relata Társis Antônio Paiva Vieira, gestor da disciplina.

Apesar das dificuldades iniciais, como falta de acesso à internet por alguns alunos, o professor do Departamento de Genética e Medicina Genômica da FCM comemora os resultados obtidos até então. “Dos 115 alunos matriculados na disciplina, apenas dois estudantes não conseguiram concluir os créditos exigidos”.

Atuaram na disciplina 11 docentes, como preceptores de pequenos grupos, 7 pós-doutorandos e 4 alunos do Programa de Estágio Docente (PED), além de 66 orientadores, que incluiu docentes, médicos-assistentes, pesquisadores e pós-doutorandos.

Ainda de acordo com o docente, embora os últimos meses tenham sido de muitos desafios, a interação entre alunos, professores e orientadores foi bastante intensa, com atividades e encontros virtuais semanais, o que resultou na apresentação de projetos de qualidade excelente, na conclusão da disciplina.

“Os alunos gravaram, assistiram e discutiram os trabalhos apresentados com os docentes da disciplina, orientadores e alunos. Todos se empenharam muito e o final foi melhor do que o esperado. Com o encerramento da Disciplina nesse primeiro semestre, muitos alunos já estão motivados para a iniciação científica no próximo período”, avalia.

#TBT das aulas presenciais

2017 | Alunos participam da aula inaugural da Disciplina de Introdução à Prática Científica "Conhecimento científico e senso comum", com o professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM,  Egberto Turato/Foto: Divulgação FCM