Espaço das Artes da FCM recebe cores, formas e luzes das “Pinturas de Suely Pinotti” até o dia 30

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 16/09/2019 - 09:33

Aberta à visitação até o dia 30 desse mês, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a exposição “Pinturas de Suely Pinotti” é um convite à imersão em planos informais e geometrizados do mundo interior que compõem o universo criativo da artista que coleciona 16 exposições individuais, no Brasil e no exterior.

Natural de São José do Rio Preto, a psicóloga, pedagoga e viúva do professor José Aristodemo Pinotti (reitor da Unicamp na gestão 1982-1986), Suely Pinotti é especialista em Recursos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP) e docente aposentada do Instituto de Artes da Unicamp, universidade que detém muitas de suas obras.

De uma poética que por muitos anos dialogou com ambientes vazios, arquitetônicos e fantásticos – a partir de cores densas que se destacam em saturações claras – à sequências justapostas que valorizam o conjunto e o prazer estético. “Minha proposta para essa exposição foi elaborar obras apenas com as cores, as formas e a luz. A ideia é que o espectador consiga apreciar diferentes planos e se sinta atraído a passear dentro dos trabalhos”, comentou a artista.

 “Há muitos anos nessa trajetória, a Sueli tem uma poética que estabelece relação profunda com o espaço e o tempo. Diante do seu trabalho, o público estabelece um intenso diálogo”, disse a artista plástica Fúlvia Gonçalves, durante o vernissage da exposição, realizado no dia 5 de setembro.

Apreciador de longa data dos trabalhos da artista, o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, disse ser uma honra poder contar com uma exposição de Suely Pinotti na FCM, que dentre as inúmeras obras realizadas na Unicamp, é autora do grande mural de comemoração dos 10 anos do Hospital da Mulher (Caism), disponibilizado na entrada da unidade assistencial. “Acompanho o trabalho da Suely há mais de três décadas e consigo perceber como as temáticas do seu trabalho foram mudando ao longo do tempo”, disse.

Leia também
Suely Pinotti doa parte do seu acervo à Unicamp