Estudantes da FCM participam de visitas virtuais ao HC Unicamp para a discussão de casos clínicos de Covid-19

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 22/06/2020 - 11:01

Alunos do curso de Medicina do quinto e sexto ano, médicos residentes e professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tem conseguido acompanhar à distância a evolução dos pacientes internados no Hospital de Clínicas para o tratamento da Covid-19, graças às visitas virtuais organizadas pelas disciplinas de Pneumologia e de Moléstias Infecciosas do Departamento de Clinica Médica.

“Devido à interrupção das atividades presenciais por uma medida de precaução de contágio, a maioria dos alunos e também alguns médicos e professores, ficaram impossibilitados de acessar aos ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico do HC. Esta vivência é essencial  para a discussão dos casos clínicos e fundamental para a formação médica", conta a pneumologista Mônica Corso sobre o objetivo da iniciativa de organizar, produzir e realizar uma série periódica de encontros virtuais.

“A proposta visa permitir a interação e o compartilhamento de experiências e conhecimento entre as equipes que estão na linha de frente do cuidado assistencial dos casos de Covid-19 com a comunidade discente e médica da Unicamp, incluindo os médicos residentes, médicos assistentes e docentes da FCM”, diz.

Os encontros têm acontecido semanalmente, têm aproximadamente uma hora de duração e  ocorrem em ambiente virtual por meio do aplicativo Google Meet. Contam com a presença de uma moderadora, um médico residente que prepara e apresenta o caso, médicos da equipe da enfermaria Ccovid, professores e médicos da Pneumologia, da Infectologia, da Clínica Médica, da Medicina de Urgência, e de outras especialidades, convidados conforme o caso clínico do dia. Até o momento, oito visitas virtuais já foram realizadas.

Em cada caso discutido, além da história e da evolução clínica do paciente, um objetivo de aprendizagem é selecionado, como interpretação dos achados tomográficos, testes laboratoriais, manejo da insuficiência respiratória aguda, aspectos éticos, epidemiológicos, cuidados paliativos, dentre outros. “A discussão multidisciplinar tem sido extremamente rica e proveitosa tanto para a comunidade discente quanto para o staff clínico” , explica a professora.

Ainda de acordo com a docente da FCM, as visitas virtuais ao HC Unicamp têm possibilitado a interação com  um número de estudantes e profissionais de saúde maior do que seria possível nestes tempos de pandemia e isolamento. Diferentemente  das visitas à beira do leito das quais participam em media 10 pessoas, as visitas virtuais têm reunido (à distância) cerca de 50 pessoas.

“Reforçamos nossa intenção de agregar cada vez mais todos os membros das equipes envolvidas na assistência Covid;  considerando as imensas limitações para compartilhamento de experiência com casos reais de Covid-19, a realização da “Visita Virtual” tem sido um ganho considerável, propiciando um fórum para  discussão e difusão de conhecimento”,  afirma.

Além de Mônica, a iniciativa é organizada pelos professores da FCM Thiago Martins Santos e Mariangela Ribeiro Resende, os médicos Maria Cândida R. Parisi, Eduardo Sellan Lopes Gonçales e Aline Gonzales Vigani, os residentes André Palma , Pedro Villar  e Carolina Tamesawa, e os funcionários Bruno de Jorge e Antonio Carlos da Silva.