Estudantes de sete nacionalidades participam do Winter Schools da FCM até sexta-feira (5)

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 02/07/2019 - 14:22

Teve início na manhã dessa segunda-feira (1), mais uma edição do Winter Schools (WS) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Realizado anualmente, o evento promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FCM recebe profissionais e estudantes de graduação em Medicina de diversas partes do mundo para uma semana inteira de imersão na prática médica brasileira.

“Até sexta-feira, 12 participantes oriundos da Colômbia, México, Argentina, Itália, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos participam de oficinas com atividades em diversos espaços da FCM e Área da Saúde da Unicamp como o Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism”, dentre outros”, disse o coordenador do ERI da FCM e anfitrião do WS, Gustavo Pereira Fraga

Também deram boas-vindas aos estudantes, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; o assessor da pró-reitoria de Graduação da Unicamp, Eduardo Sabatini, na ocasião do evento, representando a Pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral; o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino; e o Diretor Executivo de Relações Internacionais, Mariano Francisco Laplane;

 “É um prazer recebê-los na FCM através do Winter Schools, um evento que permite o intercâmbio cultural, acadêmico e científico [com estudantes de outros países]”, disse o diretor da FCM, Luis Carlos Zeferino, destacando que, apesar de muito jovem, o curso de Medicina da Unicamp está entre os melhores da América Latina.

“É extremamente importante para a Unicamp fomentar a troca de experiências de seus estudantes e professores com acadêmicos de outros países”, acrescentou o diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Mariano Francisco Laplane, que aproveitou a oportunidade para apresentar um vídeo institucional da Universidade.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse estar seguro de que durante essa semana, os estudantes do WS terão a melhor experiência em relação ao serviço público brasileiro, podendo visitar os diversos serviços assistenciais da Área da Saúde da Unicamp e conversar com especialistas de diversas áreas. “Sei que a agenda de vocês para essa semana está completa, mas também gostaria de convidá-los para conhecer outras áreas da universidade. Apesar de julho ser um mês de férias, nossas atividades de pesquisa continuam em pleno funcionamento”, disse.

Além de Fraga, que na edição 2019 do WS, ministra do curso Trauma Leagues - Apprenticeship from prevention to definitive treatment of trauma patients, também estiveram presentes no evento de recepção dos estudantes, os coordenadores dos outros três cursos oferecidos: Luis Fernando Tófoli (Interdisciplinary Perspectives of Ayahuasca), Maria Angela B. Brandão (Pediatrics in the public health system: challenges and goals), José Paulo Cabral de Vasconcellos (Ophthalmology in general medicine: Basic approach for a better clinical practice).