FAPESP lança chamada Ciência para o Desenvolvimento

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 25/11/2019 - 10:51

A FAPESP anunciou o lançamento da chamada de propostas Ciência para o Desenvolvimento, que tem como objetivo resolver problemas de relevância social e econômica no Estado de São Paulo. As propostas serão recebidas até 17 de fevereiro de 2020. A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13668.

A chamada financiará projetos de pesquisa internacionalmente competitivos, de médio e longo prazo, a serem executados por equipes de institutos de pesquisa e de universidades ou instituições de ensino superior, em parceria com órgãos de governo e, sempre que possível, envolvendo empresas ou organizações não governamentais. Os projetos serão articulados em Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), no âmbito do Programa Ciência para o Desenvolvimento.

A chamada mobilizará R$ 400 milhões, uma vez que ao valor total oferecido pela FAPESP, de R$ 100 milhões, soma-se a exigência de cofinanciamento em igual valor pela entidade parceira que se dispõe a aplicar os resultados e mais R$ 200 milhões das instituições-sede, na forma de contrapartida econômica. Os recursos serão aplicados ao longo de cinco anos.