FCM recepciona 300 novos médicos-residentes que passam a atuar na área da saúde da Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 01/03/2019 - 11:49

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recepcionou na manhã de quinta-feira (28) de fevereiro cerca de 300 novos médicos-residentes que passam a atuar no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Hospital Estadual de Sumaré (HES), Hemocentro, Gastrocentro e Centros de Saúde.

Para o processo seletivo, inscreveram-se 3.446 candidatos para 309 vagas oferecidas em diversas especialidades médicas. As áreas mais concorridas foram neurocirurgia com 58,5 candidatos por vaga, dermatologia com 35,8 candidatos por vaga e otorrinolaringologia, com 30,3 candidatos por vaga. Os novos médicos residentes se juntam aos demais 360 que já atuam na área da saúde da Unicamp.

“O processo seletivo pelo qual vocês passaram foi um dos mais concorridos. A Unicamp, hoje, oferece uma das melhores residências médicas do país. Nossa principal meta é uma formação médica humanística e ética”, ressaltou Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residência Médica da FCM em seu discurso de boas-vindas.

O diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, disse que a residência médica é uma fase da carreira profissional que possibilita o aprimoramento médico enorme num período relativamente curto. “É uma satisfação para a comunidade da FCM e da área da saúde da Unicamp recebê-los nesse momento. A diretoria da faculdade está à disposição para qualquer necessidade durante o período que vocês estiverem aqui”, disse Coy.

A mesa de abertura foi composta por José Roberto Matos Souza, coordenador de administração do HC Unicamp; Luis Otávio Zanatta Sarian, diretor executivo do Hospital da Mulher Prof. Dr José Aristodemo Pinotti, Caism; Maria Isabel Higasi Narvion, diretora de assistência do Hospital Estadual de Sumaré; Nelson Adami Andreollo, coordenador do Gastrocentro; Fabrício Bíscaro Pereira, diretor da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro e Simone Appenzeller, diretora clínica do HC da Unicamp.

Aula inaugural

O neurocirurgião do HC da Unicamp e membro do Centro Interdisciplinar de Bioética da FCM, Venâncio Pereira Dantas Filho, deu a aula inaugural intitulada Bioética clínica. De acordo com Venâncio, a sociedade está passando um momento histórico em que a questão ética está voltando muito à discussão. E um dos assuntos abordados pelo médico da FCM foi o uso das redes sociais.

De acordo com Venâncio, existe uma falsa sensação de privacidade ao se usar as redes sociais e é o sigilo que fundamenta a relação médico-paciente. Por isso, alertou: “Cuidado com a tentação de tirar uma foto dentro de um centro cirúrgico ou pronto-socorro. A exposição pode gerar responsabilização para quem usa de forma errada as redes sociais”.

Após a apresentação de Venâncio, falaram também: Eduardo Hiroshi Tikazawa, da Associação dos Médicos Residentes da Unicamp; Erica Chinellato, ouvidora do Hospital de Clínicas da Unicamp; Natália Amaral, do Grupo de Apoio aos Estudantes de Graduação em Medicina, Fonoaudiologia e Residentes da FCM (Grapeme); Maurício Etchebehere, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HC; Sérgio Roberto de Lucca, professor do Departamento de Saúde Coletiva, que falou sobre Notificação de Acidente de Trabalho e Luis Antonio da Costa Sardinha, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do HC, que falou sobre atestados médico e de óbito.

Recepção Obstetrícia e Ginecologia

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, 13 novos médicos-residentes do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia foram recebidos no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, Caism. Os novos médicos-residentes passam o rodiziar pelo Caism, Hospital Estadual de Sumaré e UBS.