Gestão Ambiental da FCM apresenta trabalhos sobre gestão de resíduos em evento internacional

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 29/01/2021 - 09:39

No mês de outubro de 2020, aconteceu o 4th National Workshop on Universitas Indonesia Green Metric World University Rankings for Brazilian Universities. O evento foi realizado de forma virtual na Unicamp em parceria com a Universitas Indonesia. Participaram mais de 600 inscritos de 100 universidades brasileiras, com pico de mil visualizações durante a transmissão ao vivo do evento.

O workshop abordou práticas sustentáveis nas categorias de ambiente e infraestrutura, água, energia e mudança climática, resíduos, transporte e ensino e pesquisa nas universidades brasileiras, além do ranqueamento UI GreenMetric. Em 2020, a Unicamp ficou com a 3ª posição no ranqueamento nacional das universidades brasileiras entre todas as universidades do mundo. Foram avaliadas 912 universidades no mundo e 38 no Brasil. Leia matéria aqui.

Os integrantes da Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram desse evento e apresentaram dois trabalhos na categoria resíduos:  Gestão de resíduos biológicos, comuns recicláveis e não recicláveis na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Experiência da gestão dos resíduos na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Gestão de resíduos biológicos, comuns recicláveis e não recicláveis

No trabalho Gestão de resíduos biológicos, comuns recicláveis e não recicláveis na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a análise dos resíduos entre 2018 e 2019 mostrou a estimativa da geração, em Kg, de resíduos biológicos de 9.016,56 (média mensal de 500,92) e 7.237,16 (402,06), respectivamente, houve  uma redução de 19,7% nos dois anos; nos recicláveis de 12.309,84 (387,60) e 24.542,16 (1.363,45), houve um aumento de 99,4% enos resíduos não recicláveis de 41.560,56 (2.308,92) e 30.305,44 (1.186,64), houve uma diminuição de 27%.

Estes resultados, segundo os autores do trabalho, além de permitirem a identificação de áreas críticas para intervenções pontuais, também, contribuem para as metas de diminuição da geração de resíduos, dos custos econômicos e ambientais, mostrando a relevância do procedimento sistemático, de estruturar um banco de dados e analisar o comportamento desses indicadores para melhorar a gestão de resíduos.

Experiência da gestão dos resíduos

No trabalho Experiência da gestão dos resíduos na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde, pela diversidade da áreas da FCM também são necessárias estratégias específicas de gestão tanto para resíduos comuns, químicos e biológicos como para resíduos especiais como os radioativos, mercúrio e amianto, os membros da Comissão de Gestão Ambiental da FCM apontaram o aprimoramento da divulgação entre docentes, estudantes, pesquisadores e servidores e metas para diminuição da geração, dos custos econômicos e ambientais, na perspectiva da excelência acadêmica e sustentabilidade.

“A Comissão de Gestão Ambiental trabalha para a sustentabilidade, almejando a constante colaboração entre os servidores, docentes e alunos”, ressalta Herling Alonzo, professor e coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da FCM.

Veja aqui os resumos dos 44 trabalhos aprovados e publicados nos anais do evento.